UC capixabas unem carnaval e educação ambiental

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 19/02/2013
O Refúgio de Vida Silvestre (RVS) de Santa Cruz e a Área de Proteção Ambiental (APA) Costa das Algas, unidades de conservação (UCs) administradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), nos municípios litorâneos de Aracruz, Fundão e Serra, no Espírito Santo, promoveram durante o feriado de carnaval (9 a 11) campanha de educação ambiental para conscientizar usuários e visitantes das praias da região.

A APA Costa das Algas se estende de Costa Bela, Jacaraípe, Serra, até Praia dos Quinze, Barra do Sahy, Aracruz, e o RVS Santa Cruz vai de Rio Preto, Praia Grande, Fundão, até Foz do Rio Piraquê-Açu, Santa Cruz, Aracruz. Ambas unidades abrigam ambientes costeiros e marinhos de relevante interesse econômico e ecológico.

Lema

A campanha, que teve como lema A onda é preservar, levou informações sobre o que deve ou não ser feito dentro de uma unidade de conservação marinha, como, por exemplo, recolher o lixo ao término da visita à praia, não andar de carro na areia da praia, para não amassar os ninhos de tartarugas marinhas, não destruir ambientes naturais e não provocar acidentes.

Os trechos de praia cobertos durante a campanha de educação ambiental foram pré-definidos a partir de critérios como acessibilidade e números de frequentadores da praia. No total, foram visitadas 17 praias.

A campanha informativa de educação ambiental contou com a participação de oito monitores ambientais que receberam um treinamento básico (com duração de quatro horas) necessário para executar as atividades de campo ministrado pela equipe do ICMBio e do Estaleiro Jurong Aracruz (EJA).

Os tópicos abordados durante o curso foram apresentação das unidades de conservação APA Costa das Algas e RVS de Santa Cruz; importância das UCs; métodos de abordagem e comportamento em campo. Os folders foram detalhados para os usuários das UCs.

Durante a campanha, os monitores procuraram sensibilizar os turistas, visitantes, usuários e comunidade sobre a importância da conduta responsável ao visitar um ambiente natural e estimularam boas práticas com relação ao uso e manejo do ambiente marinho.

Ao encontrar grupos fazendo churrasco, a equipe esclareceu os cuidados com a manipulação de fogo na praia, que pode levar a queimadas na restinga. Os monitores orientaram ainda os visitantes a não retirar animais, conchas ou algas de seu habitat para levar como lembrança da praia.

O grupo frisou ainda a importância dos visitantes de não estacionarem nem pisarem na vegetação de restinga, dando preferência às barracas que respeitam o meio ambiente. Com relação à compra ou construção de imóveis, a equipe informou que ambas são proibidas em áreas de restingas e mangues protegidos em unidades de conservação federais, como é o caso das duas unidades.

Criação das UCs

O objetivo principal da criação dessas áreas protegidas é conservar a diversidade biológica e os ambientes naturais, principalmente os fundos colonizados por algas e outras comunidades bentônicas, bem como a fauna associada, espécies residentes e migratórias que utilizam a área para alimentação, reprodução e abrigo, manguezais e vegetação costeira e formações sedimentares bioclásticas e litoclásticas, importantes para a estabilidade da orla marítima.

As duas unidades possuem características naturais importantes e singulares e foram criadas para garantir a conservação da biodiversidade (algas, peixes e mangues) e dos recursos naturais dos ambientes marinhos e terrestres, permitindo o uso sustentável pelas comunidades tradicionais.

O RVS de Santa Cruz e a APA Costa das Algas têm gestão compartilhada. Distante aproximadamente 20 km de Vitória, capital do Espírito Santo, a APA tem como principal acesso a rodovia estadual ES 010. A APA possui área de 114.931 hecates e o RVS, de 17.741 hectares, sendo a maior parte marinha.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3695-ucs-capixabas-unem-carnaval-e-educacao-ambiental.html
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Costa das Algas
  • UC Santa Cruz
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.