Sustentabilidade é o tema da VI Olimpíada de Ciência da Flona de Caxiuanã

Museu Goeldi - http://www.museu-goeldi.br - 13/10/2014
As formas sustentáveis de uso da terra e dos recursos naturais serão abordadas de forma educativa na VI Olimpíada de Ciência da Floresta Nacional de Caxiuanã, que tem o tema "De olho na sustentabilidade". A Olimpíada será realizada entre os dias 15 e 19 de outubro, na Estação Científica Ferreira Penna (ECFPn) do Museu Goeldi, sediada na Floresta Nacional, que por sua vez está localizada entre os municípios de Melgaço e Portel (PA).

Vinculada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a Olimpíada deste ano recebe 160 alunos do ensino fundamental maior (4o ao 9o ano) de escolas das comunidades de Melgaço e Portel. Eles participarão de uma extensa programação, que envolve oficinas; atividades físicas e esportivas como a corrida de peconha, a natação e casquinhagem; dinâmicas de recreação; além de momentos culturais como o "Cinema na Floresta" e a "Noite Cultural".

Inaugurada em 1993, a Estação Científica Ferreira Penna é uma das bases físicas do Museu Goeldi. É um local privilegiado para a realização de pesquisas científicas sobre os aspectos biológicos e socioculturais da Amazônia, além de campo para as ações de extensão, desenvolvidas com as comunidades locais.

De olho na sustentabilidade - O tema das Olimpíadas deste ano foi motivado pelos debates em torno do Edital de Concessão de Unidades de Manejo da Floresta Nacional de Caxiuanã. O Edital, lançado pelo Serviço Florestal Brasileiro, disponibiliza 180 mil hectares da Flona, divididos em três unidades, para práticas de manejo florestal sustentável a serem realizadas por empresas contempladas pela licitação. O tema "De olho na sustentabilidade" é uma das formas que o Museu Paraense Emílio Goeldi adotou para inserir as comunidades locais nessa discussão, a fim de que elas se apropriem e reflitam a respeito do tema.

O assunto também será tratado nas oficinas por meio da arte-educação, educação ambiental e educomunicação. Serão ofertadas cerca de 15 oficinas, que abordarão o tema da sustentabilidade por meio de fotografia, vídeo experimental, produção de: curta metragem e material didático para sala de aula, metodologia de pesquisa científica, compostagem e preservação do patrimônio cultural e da natureza, entre outros.

Olimpíada - A ação educativa iniciou em 2001 como Gincana. Mas, em 2008, sua configuração mudou para Olimpíadas, e passou a ter vínculo com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Durante o período da Olimpíada, o alojamento e a alimentação de professores e alunos são garantidos pelo MPEG e pelas Prefeituras de Portel e Melgaço, com apoio de empresas como: Indústrias Micos, Flamboyant, Mariza Alimentos, Hiléia e C.A.M.T.A., que contribuem com doações para o lanche dos alunos. Este ano, o evento também conta com o apoio da Fundação Roberto Marinho na alimentação dos 45 professores que participarão da oficina oferecida pelo Projeto Florestabilidade.

Para conhecer melhor o dia a dia e as atividades da Olimpíada, assista aos Diários das Olimpíadas de Caxiuanã - DOC do ano de 2013.

Serviço:

VI Olimpíada de Ciência da Flona de Caxiuanã

De 13 a 19 de outubro, na Estação Científica Ferreira Penna - Flona de Caxiuanã



http://www.museu-goeldi.br/portal/content/sustentabilidade-o-tema-da-vi-olimp-ada-de-ci-ncia-da-flona-de-caxiuan
Desenvolvimento Sustentável

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Caxiuanã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.