Serviço Florestal participa de oficina sobre flonas de Itaituba I e II

Serviço Florestal Brasileiro - http://www.florestal.gov.br/ - 22/11/2013
O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) participa de domingo a terça-feira, dias 24 a 26/11, em Itaituba (PA), da Oficina de Planejamento Participativo que discutirá o futuro plano de manejo das florestas nacionais (flonas) de Itaituba I e II, localizadas no oeste do Pará.

O plano de manejo estabelecerá o zoneamento dessas unidades de conservação e as normas que presidirão seu uso, e terá influência direta na realização de concessões florestais.

Uma vez que o plano de manejo defina, entre as diversas zonas, uma voltada à produção, tal área poderá ser utilizada para o manejo florestal, ou seja, para a produção de madeira e de produtos não madeireiros de forma sustentável por meio das concessões. Esse instrumento fomenta a economia florestal de base sustentável, gera empregos e promove renda com a floresta em pé, além de contribuir para o combate ao desmatamento e à degradação florestal.

As flonas de Itaituba I e II são passíveis de concessão florestal em 2014, conforme o Plano Anual de Outorga Florestal 2014 (PAOF), um dos instrumentos utilizados na gestão das florestas públicas para a produção sustentável.

A oficina, organizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), deverá contar com participantes de diversos segmentos da sociedade, entre integrantes de órgãos do governo federal, estadual e municipal, instituições locais, organizações da sociedade civil organizada, comunidades e academia, além dos membros do Conselho Consultivo das flonas.



http://www.florestal.gov.br/noticias-do-sfb/servico-florestal-participa-de-oficina-sobre-flonas-de-itaituba-i-e-ii
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itaituba I
  • UC Itaituba II
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.