Rio de Janeiro monitora qualidade do ar em unidades de conservação

Observatório de UCs - http://observatorio.wwf.org.br - 22/07/2015
O estado do Rio de Janeiro está usando uma unidade móvel de monitoramento da qualidade do ar para coletar dados nas suas áreas protegidas. O projeto está sendo administrado pela Gerência de Qualidade do Ar do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), com o objetivo de permitir a avaliação futura de impactos de empreendimentos poluentes instalados próximos a essas áreas.

A unidade móvel é uma van dotada de sensores. O ar é captado por uma espécie de tubo, onde é separado por filtros que permitem analisar cada poluente. A van fica em cada área protegida entre 3 e 4 meses coletando dados de todos os poluentes legislados - dióxido de enxofre (SO²), monóxido de carbono (CO), ozônio (O³)e material particulado (MP), além de parâmetros meteorológicos.

Os Parques Nacionais da Tijuca e do Mendanha, no Rio, e o Parque Estadual da Serra da Tiririca, em Niterói, já foram avaliados e a qualidade do ar nas três unidades foi considerada boa.

Atualmente, o equipamento está coletando dados no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Ele foi incluído na amostra após pedidos de pesquisadores e autoridades do Ministério do Meio Ambiente, do Ibama e da Assembleia Legislativa do estado (Alerj). De acordo com o Inea, os dados coletados na Serra dos Órgãos servirão como referência para avaliar futuros impactos da operação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).

A unidade móvel foi adquirida pelo estado junto com outras 10 estações fixas para monitorar a qualidade do ar nos locais de competição dos Jogos Olímpicos e será usada no projeto no projeto de levantamento de dados em unidades de conservação até o começo de 2016, quando será deslocada para monitorar locais de competição dos Jogos.



http://observatorio.wwf.org.br/blog/2015/07/22/rio-de-janeiro-monitora-qualidade-do-ar-em-unidades-de-conservacao1/
Poluição:Ar

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra dos Órgãos
  • UC Tijuca
  • UC Serra da Tiririca
  • UC Mendanha
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.