Região dos Lagos do Rio vai ter parque de 10 mil hectares

FSP, Cotidiano, p. C5 - 14/04/2011
Região dos Lagos do Rio vai ter parque de 10 mil hectares

Fábio Grellet
Colaboração para a Folha, do Rio

A Região dos Lagos, polo turístico fluminense que inclui cidades como Arraial do Cabo, Saquarema e Cabo Frio, vai ganhar seu primeiro parque estadual.
A iniciativa será oficializada na sexta, quando o governador Sérgio Cabral (PMDB) assinar decreto que cria o Parque Estadual da Costa do Sol, em uma área de 10 mil hectares distribuída por seis municípios (Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande, S. Pedro da Aldeia e Saquarema).
Na região, ficam ainda 15 ilhas, lagoas e a Restinga de Massambaba. "Essa área tem um valor ambiental muito grande, mas a maior parte dela pertence a particulares e o poder público não exerce uma fiscalização", afirma André Ilha, diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea (Instituto Estadual do Ambiente).
Assinado o decreto, o passo seguinte será criar o plano de manejo, espécie de plano diretor que define onde ficará a sede ou as sedes, quais áreas serão destinadas a visitação pública e quais deverão ficar resguardadas.

FSP, 14/04/2011, Cotidiano, p. C5
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Costa do Sol
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.