Rede BIOMAR promove ciclo gratuito sobre turismo sustentável, em Porto Seguro (BA)

EcoDebate - http://www.ecodebate.com.br/ - 21/05/2015
Será realizado nos dias 25 e 26 de maio, das 14h às 20h, o ciclo de palestras gratuitas "Diálogos com a Sociedade: Turismo Sustentável", no Senac Porto Seguro, no Sul da Bahia. Trata-se de uma iniciativa da Rede BIOMAR - composta pelos projetos de biodiversidade marinha Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Tamar, que são patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Os que comparecerem aos dois dias poderão receber certificado.

"Por meio de apresentações e conversas com a plateia, serão proporcionadas tanto reflexões quanto demonstrações de práticas ", explica a coordenadora desse ciclo, Teresa Gouveia. Na pauta, economia criativa, políticas públicas, turismo de aventura, turismo de base comunitária, entre outras abordagens.

É voltado para empreendedores, profissionais do trade de turismo, educadores, estudantes, comunidades que vivem em áreas com potencial turístico, gestores públicos, ONGs, e demais interessados. Nos intervalos para convivência dos participantes, será oferecido lanche. Haverá vans disponíveis gratuitamente para levar o público ao local, entre 13h e 13h30, em dois pontos: Santa Cruz Cabrália, em frente ao Colégio Estadual Professora Terezinha Scaramussa; Porto Seguro, em frente ao terminal da balsa. O Senac Porto Seguro fica na Avenida Village, 287, Taperapuan, Porto Seguro, Bahia. Mais informações: www.coralvivo.org.br.

O que é turismo sustentável?

"É aquele que busca minimizar os impactos ambientais e socioculturais, ao mesmo tempo que promove benefícios econômicos para as comunidades locais e destinos (regiões e países)", segundo conceito do Acordo de Mohonk, assinado por representantes de vinte países, em 2000, nos Estados Unidos.

Confira a programação gratuita:

Após cada apresentação, ocorrerá debate com o público.

Primeiro dia - 25 de maio

14 h - Abertura.

15h - Situação Atual e Políticas Nacionais Relacionadas ao Turismo Sustentável, por Isabel Barnasque, coordenadora geral de Sustentabilidade no Ministério do Turismo.

15h45 - Economia Criativa e Oportunidades de Futuro para um Turismo Sustentável, por Lala Deheinzelin, especialista mundial em Economia Criativa e Desenvolvimento Sustentável.

O turismo sustentável é uma das principais estratégias de desenvolvimento para territórios se soubermos adotar as novas dinâmicas que permitem macro resultados a partir da integração de micro iniciativas. Lala nos aponta porque é necessário trabalhar com visão de futuros e quais as ferramentas necessárias para esta transição, combinando Economia Criativa, Economia Compartilhada, Economia Colaborativa e Economia Multimoedas.

17h50 - Turismo de Base Comunitária na Amazônia: A Experiência da Pousada Flutuante Uacari, por Fernanda Sá, coordenadora do Mamirauá.

Além de informar o que é o Instituto Mamirauá e como atua esse programa, será apresentada a Central de Turismo Comunitário da Amazônia, histórico da Pousada Uacari, perfil do visitante, como é a participação de comunidade, resultados, desafios e perspectivas.

18h55 - Bonito (MS): Modelo de Gestão Turístico-Ambiental Descentralizada, por Juliane Salvadori.

Segundo dia - 26 de maio

14h - Centros de Visitantes do Projeto Tamar e Turismo Sustentável, por Guy Marcovaldi, fundador e coordenador nacional do Tamar.

Essa palestra vai descrever como começaram as ideias e as atividades dos diversos centros de visitantes do Tamar, com prioridade para a Praia do Forte (BA), que abriu para visitação em 1982 e até hoje não fechou um só dia. E o impacto que os centros de visitantes trouxeram para as vilas e a conservação das tartarugas marinhas no Brasil.

15h05 - Turismo de Base Comunitária com Peixes-Boi na APA Costa dos Corais, por Flávia Rego, da Associação Peixe-Boi.

Irá apresentar como foi possível o envolvimento da comunidade com o mamífero aquático mais ameaçado de extinção no Brasil sem causar impacto e gerando renda para comunidades de dois municípios através da conscientização. A APA Costa dos Corais fica entre Tamandaré (PE) e Maceió (AL).

16h10 - Iniciativas Privadas e Turismo Sustentável - O Caso da Pousada Lagoa de Cassange, por Isney Batista, da Pousada Cassange, que ganhou o Prêmio Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) na categoria Sociocultural.

17h35 - Turismo de Observação de Baleias: Benefícios para as Pessoas ou para as Baleias, por Thais Melo e Paula Leite da Cia. do Mar; com abertura de Sergio Cipolotti do Instituto Baleia Jubarte.

Serão abordados por Thais e Paula quais são os desafios do turismo sustentável, especificamente a observação de baleias. Cipolotti irá apresentar, entre outros pontos, os resultados de mais de 15 anos do monitoramento dessa atividade pelo Instituto Baleia Jubarte.

18h40 - Turismo de Aventura no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, por Fábio Negrão, Secretário de Meio Ambiente de Caravelas (BA).



http://www.ecodebate.com.br/2015/05/21/rede-biomar-promove-ciclo-gratuito-sobre-turismo-sustentavel-em-porto-seguro-ba/
Produção Cultural:Exposições e Debates

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinho dos Abrolhos
  • UC Costa dos Corais
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.