Parques promovem curso de agricultura sintrópica

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 15/12/2017
Parques promovem curso de agricultura sintrópica
O pesquisador suíço Ernst Götsch, idealizador da técnica, ministrou o curso na Escola Técnica Agropecuária de Foz do Iguaçu.

ICMBio


Os parques nacionais do Iguaçu e da Chapada dos Veadeiros promoveram, entre os dias 2 e 4 de dezembro, o 1o Curso de Agricultura Sintrópica (técnica que aproveita as lições da natureza para cultivos sadios e produtivos). Voltado principalmente aos proprietários rurais de áreas lindeiras ao Parque Nacional do Iguaçu, as aulas foram ministradas por Ernst Götsch, idealizador da prática. Götsch é um agricultor e pesquisador suíço, que desenvolveu uma agricultura que concilia produção agrícola e recuperação de áreas degradadas.

Segundo a analista ambiental do Parque do Iguaçu, Rosane Nauderer, a ideia do curso surgiu a partir da necessidade de criação de células de agrofloresta no entorno da unidade. "A iniciativa foi impulsionada pelo chefe do Parque, o engenheiro florestal Ivan Carlos Baptiston, que há tempos já vinha divulgando esta proposta para alguns proprietários de áreas limítrofes ao Parque", explica Rosane.

O curso foi realizado na Escola Técnica Agropecuária de Foz do Iguaçu, com a parceria de professores e alunos. Participaram os produtores rurais dos municípios do entorno do Parque como: Foz do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Serranópolis, Matelândia, Santa Tereza do Oeste e Capanema. Além de técnicos agrícolas que atendem proprietários da região, alunos e professores de cursos relativos à temática.

agricultrura2"O objetivo é começar a divulgar a prática na região e criar multiplicadores, assim como pequenos núcleos que possam no futuro demonstrar a viabilidade e os benefícios da agricultura sintrópica", ressalta Rosane. A prática desta agricultura pode ser aproveitada para a recuperação de áreas degradadas gerando ganho ambiental e lucro para os proprietários.

"Esta é a primeira parceria entre dois parques nacionais de diferentes biomas, que esperamos gerar frutos e servir como incentivo para outras unidades de conservação espalhadas pelo país, em prol da conservação e da recuperação de áreas do entorno, buscando o equilíbrio e a manutenção da qualidade ambiental", afirma o servidor do Parque do Iguaçu, Edilson Esteves

Na organização das atividades estiveram envolvidos os setores de Educação Ambiental, Proteção e Conservação e Posto Avançado de Capanema do Parque Nacional do Iguaçu. Porém, a viabilidade somente foi possível através do apoio de alguns parceiros da Unidade de Conservação: Itaipu Binacional, Parque das Aves, Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, Helisul, Macuco Eco Aventura, Pousada Guata-Porã e Cataratas S.A.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9365-parques-promovem-curso-de-agricultura-sintropica
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Iguaçu
  • UC Chapada dos Veadeiros
  • UC Aves
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.