Parque Costa do Sol em Cabo Frio, RJ, recebe evento de aniversário

G1 - http://g1.globo.com/ - 16/04/2015
Programação diversificada será na Praia das Conchas neste sábado (18).
Objetivo do evento é promover contato sustentável com a natureza.


O Parque Estadual Costa do Sol, que abrange diversas cidades da Região dos Lagos do Rio, vai promover neste sábado (18) uma programação de aniversário na Praia das Conchas de Cabo Frio. O evento, organizado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), com apoio da Prefeitura da cidade, tem como objetivo incentivar e fortalecer o turismo com a conservação da unidade. A programação, que começa às 7h da manhã, se estende durante todo o dia com desafios e atividades ecológicas.

De acordo com chefe do Parque Estadual Costa do Sol André Cavalcanti, o objetivo do Inea com o evento é estimular o uso público sustentável, onde o usuário é o agente ambiental na proteção da vida silvestre. "O Parque Estadual da Costa do Sol deve ser um local de experimentação, encontro com a natureza, apelo espiritual, encontro consigo mesmo", disse.

Na programação, a Corrida Ecológica e o Desafio de Stand Up Paddle prometem fascinar os participantes com um roteiro repleto de belezas naturais, com percurso entre a Praia das Conchas e a Ilha do Japonês. O evento também vai promover uma oficina de reutilização e customização de caixotes de feiras; um mutirão de limpezas em trilhas e a inauguração do Espaço de Leitura na base do Inea da Praia das Conchas, com a contação de histórias por Maria Cristina Monteiro.

De acordo com Cavalcanti, todo o lixo coletado durante o dia vai ser convertido em arte. "Uma escultura será feita por vários artistas da região e logo após faremos uma escultura onde a foto ficará disponível pelas redes sociais e no salão de entrada do INEA Rio", explicou.

O parque terá, durante todo o dia, agentes orientando sobre a preservação do parque e interagindo com os visitantes. A programação termina com uma trilha interpretativa do parque e apresentação musical às 17h.

Programação
7h - Cadastramento (Base Inea)
8h - Abertura e largada da Corrida Ecológica
9h - Limp Parque - Mutirão de limpeza em trilhas e praia
9h às 16h - Oficina de Reutilização e Customização de Caixotes de Feira
10h - Desafio Stand Up
16h - Inauguração do Espaço de Leitura com contação de histórias infantis
16h - Trilha Interpretativa
17h - Encerramento com apresentação musical

Parque Estadual da Costa do Sol

Criado pelo Decreto Estadual no 42.929 de 18 de abril de 2011, o parque tem área total aproximada de 9.841 hectares, dividida em quatro setores, cada qual abrangendo partes dos municípios de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Saquarema e São Pedro da Aldeia.



http://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2015/04/parque-costa-do-sol-em-cabo-frio-rj-recebe-evento-de-aniversario.html
Turismo Ambiental

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Costa do Sol
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.