Nova diretora do Parque Nacional da Serra da Capivara toma posse

Meio Norte - https://www.meionorte.com/ - 07/12/2017
Nova diretora do Parque Nacional da Serra da Capivara toma posse
Cerimônia foi realizada na sede do Senac de São Raimundo Nonato

Meio Norte - André Moura


Nesta quinta-feira (7), a governadora em exercício Margarete Coelho participou da solenidade de posse da nova diretora do Parque Nacional Serra da Capivara, Luciana Nars. A cerimônia foi realizada na sede do Senac de São Raimundo Nonato.

A nova diretora do Parque Nacional Serra da Capivara Luciana Nars é analista Ambiental, possui graduação em engenharia agronômica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) e mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural. Trabalhou na Reserva Biológica do Jarú, Reserva Extrativista do Rio Ouro Preto e no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros no estado de Goiás. Localizado na região Nordeste do Brasil, o Parque Nacional Serra da Capivara é um parque arqueológico, inscrito pela Unesco na lista do Patrimônio Mundial e é administrado pelo Icmbio.

Para Margarete Coelho, o dever de zelar pelo parque é de todos, inclusive do Governo do Estado. "O Parque Nacional Serra da Capivara é administrado pelo ICMBio. É uma área de preservação nacional, mas o Governo do Estado do Piauí não abre mão das suas obrigações com o parque. Nessa gestão do governador Wellington Dias, nós fizemos um acordo de gestão compartilhada no qual fazem parte a Fundham, o Iphan, ICMBio e o Estado do Piauí, cada um com suas atribuições. No atual momento, nós temos um convênio com a Fundham que nos permite repasse de recursos para manutenção das guaritas e das áreas externas do parque que fazemos através das nossas Secretarias. Hoje, nós assinamos um termo aditivo na cláusula prazo do convênio, o convênio venceu e nós prorrogamos até fevereiro de 2018 onde será disponibilizado os recursos no valor de R$ 555 mil", declarou.

Carmelita Castro, prefeita de São Raimundo Nonato, ressaltou a importância das ações conjuntas para conservação do Parque. "A gente está sempre aberta a negociações em relação ao parque. Com a posse da Luciana, nós estamos construindo um elo muito forte que já existe há muitos anos com o ICMBio. Nosso objetivo é unir forças para conservação desse parque que é patrimônio mundial e que é mais ainda nosso e por isso faremos o possível para zelar por ele", assegurou.

A nova diretora do Parque Nacional da Serra da Capivara, Luciana Nars, falou sobre o desafio. "É uma grande responsabilidade que nos assumimos. Nós, inclusive, já planejamos diversas ações. Estamos trabalhando na elaboração do plano de manejo que é todo o regramento e o plano estratégico da unidade. Estamos trabalhando pela revitalização do Conselho, além de ações para aumento da visitação, capacitação de novos guias e também elaboração de estratégias que possam aproximar a população do parque criando um elo que induza essas pessoas também a contribuírem para conservação do Parque", informou.

A chefe regional do Icmbio, Ana Célia, ressaltou algumas ações importantes já realizadas no parque. "O Instituto Chico Mendes tem um trabalho continuado. Nós fazemos a gestão - na verdade, nós temos aqui uma co-gestão com a Fumdham - pela preservação, fiscalização, manutenção das equipes que fazem a limpeza de acervo e conservação. Tem todo um trabalho de logística para a manutenção do parque, além das ações de proteção que são ações de fiscalização que coíbe, principalmente, a caça", descreveu.

Margarete Coelho também visitou as obras do Museu da Natureza e as obras da passagem molhada do povoado Ingazeira.



https://www.meionorte.com/noticias/politica/nova-diretora-do-parque-nacional-da-serra-da-capivara-toma-posse-330579


UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Capivara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.