Naturatins retoma atuação do Conselho Consultivo do Parque Estadual do Jalapão

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 27/08/2015
Fortalecer os mecanismos de proteção ambiental e garantir a eficiência da gestão do Parque Estadual do Jalapão (PEJ) são os assuntos a serem abordados na primeira reunião de retomada das ações do Conselho Consultivo do Parque Estadual do Jalapão (COPEJ). O encontro ocorre nesta quarta-feira, 27, a partir das 14 horas, no auditório do Centro de Capacitação e Educação Ambiental, no município de Mateiros.

A reunião será o momento de alinhar o entendimento sobre a importância da gestão participativa e sobre o papel do conselheiro, além de revisar o Plano de Ação, discutir o enfoque no uso público dos atrativos do PEJ, analisar as ações do Manejo Integrado do Fogo (MIF) e de revisar o Regimento Interno.

A presidente do conselho e supervisora do PEJ, Aline Vilarinho Rocha Aires Melo, informou que membros do Copej realizarão uma visita técnica a um dos atrativos do Jalapão, as dunas, durante o encontro. "A visita é importante para analisarmos o que foi feito e as melhorias que podem ser realizadas pelo Parque Estadual do Jalapão", explicou Aline Vilarinho.

PEJ

O Parque Estadual do Jalapão, criado em janeiro de 2001, é administrado pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). O PEJ abrange cerca de 150 mil hectares, localizada na região leste do Estado, suas principais atribuições consistem em promover ações focadas na preservação, fiscalização e monitoramento de toda a área, incluindo os atrativos turísticos, além de promover trabalhos de conscientização ambiental entre os visitantes e as comunidades do entorno.

COPEJ

O Conselho Consultivo do Parque Estadual do Jalapão foi criado pela Lei 1203/2001, no Artigo III. Sendo um órgão consultivo e integrante da estrutura do Parque Estadual do Jalapão, atuando em conjunto com o Naturatins.

O Copej tem por finalidade contribuir para a efetiva implantação e para o cumprimento do PEJ. Fazem parte do conselho, as seguintes instituições: Naturatins; Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins (Semarh); prefeitura de Mateiros; prefeitura de São Félix; Câmara Municipal de Mateiros; Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins); Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec); Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur); Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); Ulbra; Comunidade Mumbuca; Comunidade Boa Esperança; Pousada dos Buritis; Reserva Particular do Patrimônio Natural da Catedral do Jalapão; Associação Jalapoeira de condutores Ambientais; Associação Ascolombolas Rios; Associação Comunitária dos Extrativistas Artesão e Pequenos Produtores do Povoado Prata; Onça D'Água e Pesquisa e Conservação do Cerrado (Pequi).



http://naturatins.to.gov.br/noticia/2015/8/27/naturatins-retoma-atuacao-do-conselho-consultivo-do-parque-estadual-do-jalapao/
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jalapão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.