Naturatins estende práticas do MIF para todas as UCs do Estado

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 03/06/2016
As aplicações técnicas, que apresentaram resultados positivos, com o Manejo Integrado do Fogo (MIF), desenvolvidas a partir do Projeto Cerrado Jalapão no Parque Estadual do Jalapão (PEJ), Área de Preservação Ambiental (APA) e Unidades de Conservação (UCs) nacionais na região, serão ampliadas para as UCs estaduais.

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) reuniu de 31 de maio a 3 de junho, técnicos, gestores das UCs do Estado e de instituições parceiras, para a demonstração dos procedimentos adequados e outros cuidados importantes que devem ser tomados ao manejar o fogo com atividade prática realizada no Parque Estadual do Lajeado (PEL).

A importante colaboração do uso da tecnologia, na consulta e análise de imagens de satélite, para o planejamento da aplicação do uso do fogo, a observação de aspectos como período de estiagem, percentuais de umidade e a posição do vento são algumas das estratégias vistas no decorrer da capacitação.

De acordo com o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Maurício Araújo, replicar o conhecimento de experiências de sucesso é um dos objetivos do projeto. "No próximo semestre, o projeto se encerra, mas aguardamos a análise da possibilidade de sua renovação. O levantamento dos resultados obtidos apontou que o modelo de manejo aplicado contribuiu com avanços na região e que sem dúvida são importantes ferramentas para as demais unidades", destacou.

Além da contextualização do projeto, seu objetivo, etapas e colaborações entre equipes, o grupo que esteve no parque para acompanhar a atividade do manejo na prática e bem de perto.

PEL

O Parque Estadual do Lajeado (PEL), localizado no Km32 da To-020 entre Palmas e Aparecida do Rio Negro, comemorou 15 anos, no último dia 13 de maio, com a realização de trilha ambiental, visita ao viveiro e a área de recuperação do PEL. Participaram desse momento, alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), curso de formação técnica em florestas nas disciplinas de Sistemas Agro florestais e a disciplina de Ecologia Florestal, sob a orientação das professoras Carolina Joly Moreira e Carina Bezerra Benevides.


http://naturatins.to.gov.br/noticia/2016/6/3/naturatins-estende-praticas-do-mif-para-todas-as-ucs-do-estado/
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jalapão
  • UC Jalapão
  • UC Lajeado
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.