Motoristas estacionam de forma irregular em praias de Cabo Frio, RJ

G1 - http://g1.globo.com/ - 13/01/2014
O Parque Estadual da Costa do Sol foi criado há dois anos para preservar 27 áreas em seis municípios da Região dos Lagos, entre praias e florestas. O objetivo é proporcionar o turismo sustentável e evitar a degradação do meio ambiente. Mas duas praias em Cabo Frio que estão incluídas no parque enfrentam o problema da desordem. Está difícil recuperar parte da vegetação. Alguns espaços continuam servindo de estacionamento irregularmente. E quem era pra fiscalizar, não está atuando como deveria.

Os estacionamentos perto das praias de Cabo Frio são, nesta época do ano, os mais disputados da cidade. Na Ilha do Japonês é difícil encontrar uma vaga, e estacionar de forma irregular se tornou comum no local. Os responsáveis pelo local, que pertence ao Parque Estadual da Costa do Sol, criado há dois anos, fecharam um acordo com a prefeitura para este verão. Segundo o diretor do parque, o executivo prometeu enviar agentes para ajudar na organização do trânsito e na fiscalização da praia. Mas isso ainda não teria acontecido.

O início da comporta da Ilha do Japonês é o local onde deveria ter um agente municipal bloqueando a passagem de veículos até o outro lado. Como não existe uma pessoa fazendo esse trabalho, o estacionamento proibido está lotado. Já o espaço reservado para estacionar fica vazio.

A proibição para estacionar foi estipulada há dois anos. Além de não ter ninguém para orientar os motoristas até hoje, ainda há placa antiga informando sobre a cobrança de estacionamento. Ela é da época em que era permitido deixar os carros no local e a taxa era cobrada pela prefeitura, o que confunde os visitantes. O local é impróprio para estacionar porque é uma área de proteção ambiental. A ideia é que ele seja exclusivo para o lazer.

Na Praia das Conchas a situação é parecida. Em alguns trechos, os guarda-parques precisam fazer buracos no chão para impedir a passagem de veículos para as áreas de reserva. A faixa de estacionamento atrás dos quiosques, que é exclusiva para carga e descarga, também está ocupada por veículos de turistas. Muitos deles em cima de bancos de areia e na área de manobra. E o espaço próprio para estacionamento fica mais vazio.

Até a publicação desta reportagem, a prefeitura de Cabo Frio ainda não havia se pronunciado sobre o assunto.



http://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2014/01/motoristas-estacionam-de-forma-irregular-em-praias-de-cabo-frio-rj.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Costa do Sol
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.