Mosaico da Bocaina aprova nova composição do conselho

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 10/12/2012
O Conselho Consultivo do Mosaico Bocaina (conjunto de unidades de conservação na Serra da Bocaina, entre Rio de Janeiro e São Paulo) definiu sua nova composição e a agenda de trabalho para 2013, durante reunião realizada no Parque Estadual da Serra do Mar, em Picinguaba (SP). A reunião contou com a presença de mais de 50 representantes de organizações atuantes no território do Mosaico, entre eles 16 gestores de unidades de conservação (UC), dez representantes de terras indígenas, quilombolas e caiçaras, sete membros de entidades ambientais, três representantes de empresas privadas e quatro agentes do setor público.

O novo conselho, a ser empossado na próxima reunião, definiu sua composição com 62 vagas, entre titulares e suplentes, distribuídas entre os setores governamentais e não-governamentais. A iniciativa privada terá duas vagas titulares; as unidades de conservação, nove vagas reunindo 18 unidades; a sociedade civil, seis vagas envolvendo dez organizações; as populações tradicionais, nove vagas reunindo 17 organizações de moradores e instituições estratégicas, com cinco vagas. A secretaria executiva do Mosaico, em conjunto com as 54 organizações do novo conselho, reunirão esforços para articular a participação de oito organizações para as cadeiras de suplentes ainda vagas.

Coordenação Colegiada e Câmaras Técnicas

No mesmo encontro, o Conselho Consultivo do Mosaico da Bocaina elegeu nova Coordenação Colegiada, grupo de entidades que presidem o conselho. A Coordenação conta com seis representantes sendo três organizações da sociedade civil e três de unidades de conservação.

O Conselho também definiu as datas de suas três reuniões para o ano de 2013. A primeira delas acontecerá nos dias 10 e 11 de abril, no Parque Estadual da Ilha Grande (Angra dos Reis-RJ) e terá como pauta, além da posse do novo conselho, a definição de seu plano de ações para o biênio 2013-2014. As outras reuniões serão realizadas nos dias 21 e 22 de agosto e 27 e 28 de novembro de 2013.

Também foram definidas as Câmaras Técnicas do novo Conselho, envolvendo assuntos ligados às populações tradicionais, planejamento, proteção, fiscalização, monitoramento ambiental, negócios sustentáveis da pesca, agricultura e turismo e também a comunicação e a educação ambiental.

Mosaico

O Mosaico de Áreas Protegidas da Bocaina é reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) como um importante instrumento de gestão territorial integrada e participativa de áreas legalmente protegidas situadas próximas uma das outras. Na região serrana e costeira que se estende do sul do estado do Rio de Janeiro ao norte do estado de São Paulo, o Mosaico reúne um conjunto de 18 Unidades de Conservação (federal, estadual e municipal), cinco terras indígenas e quatro territórios quilombolas, influenciando diretamente nas políticas públicas da região e visando a melhoria e a manutenção da biodiversidade e da qualidade de vida da sociedade. Saiba mais em: www.mosaicobocaina.org.br



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3553-conselho-consultivo-do-mosaico-da-bocaina-envolve-54-organizacoes.html
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Bocaina
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.