MMA e ICMBio se reúnem com a comunidade de regência

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 17/12/2015
Município capixaba foi fortemente impactado pela lama da barragem de Mariana

Regência, ES (17/12/2015) - Nesta quarta-feira (16), a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Cláudio Maretti, retornaram ao Espírito Santo para participar de uma reunião com a comunidade de Regência, município na foz do rio Doce, atingido pela lama da barragem da mineradora Samarco, em Mariana (MG), que rompeu no dia 5 de novembro.

A fauna do rio foi dizimada pela lama e o impacto sobre o oceano e a fauna marinha ainda estão sendo avaliados. Muitos municípios ao longo do rio Doce pararam de captar água para consumo humano e para irrigação de lavouras e várias atividades econômicas relacionadas ao rio e as praias - como pesca e turismo - foram interrompidas, sem previsão para serem retomadas.

Os moradores falaram sobre os problemas ambientais e sociais que estão enfrentando e expressaram preocupação com o futuro. "O rio Doce acabou. Como o pescador vai manter sua família? Vai ter que mudar de profissão?" Questionou o presidente da associação de pescadores de Regência, Leone Carlos. "Os pescadores dependem do rio para pescar e a população precisa da água do rio para beber. É muito triste ver essa situação", lamentou Carlos.

"Eu quero lutar com vocês para recuperar a região. O impacto nunca vai ser apagado. Mas, temos que pensar no que podemos fazer: um novo rio Doce", propôs a ministra Izabella Teixeira. "Esse é o maior acidente ambiental do país e as empresas responsáveis vão ter que pagar pelos danos que causaram", afirmou a ministra. "A receita para a reconstrução não está pronta. Temos que conversar, definir as prioridades de vocês e ver o que é possível fazer", concluiu.

A reunião foi realizada em uma das sedes do Centro Nacional de Pesquisa de Tartarugas Marinhas (Tamar/ICMBio) e contou com mais de 100 moradores da região e gestores de unidades de conservação administradas pelo ICMBio, no Espírito Santo. Participaram também, as associações: de moradores, de pescadores, de surfistas e dos comerciantes de Regência e representantes de governos municipais e estadual.

"Estamos monitorando o impacto da lama na biodiversidade marinha e nas unidades de conservação da região, em parceria com universidades e ONGs", explicou o presidente do ICMBio, Cláudio Maretti. "A Reserva Biológica de Comboios, a Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais e a Refúgio de Vida Silvestre de Santa Cruz já foram atingidas, mas ainda não sabemos a extensão total do problema" afirmou Maretti.

O secretário de Meio Ambiente do Espírito Santo, Rodrigo Júdice, destacou a necessidade de que a Samarco monte um escritório em Regência para receber demandas socioeconômicas e ambientais. "Estamos trabalhando junto com os municípios e o governo federal para cobrar que a empresa reaja de forma mais rápida para resolver o problema que causou", pontuou o secretário.

Após ouvir as reivindicações dos moradores, a ministra explicou o que será feito, a curto prazo. "Vou preparar um plano emergencial com o governo do estado, na semana que vem, e vamos disponibilizar informações para a comunidade entender o que está acontecendo", definiu a ministra Izabella. "A revitalização do rio Doce é prioridade para o governo federal", concluiu.
Mineração:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Comboios
  • UC Costa dos Corais
  • UC Santa Cruz
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.