Ministra vai oficializar gestão participativa em Unidades de Conservação Marinhas do litoral capixaba

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 23/11/2010
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira e o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Rômulo Mello participam da posse do Conselho Consultivo das duas primeiras Unidades de Conservação Federais Marinhas criadas no litoral do Espírito Santo - o Refúgio da Vida Silvestre (Revis) Santa Cruz e a Área de Proteção Ambiental (APA) Costa das Algas - geridas pela autarquia desde junho deste ano.

Com isso, as comunidades residentes em Aracruz, sociedade civil organizada, poder público e setores empresarial e pesqueiro irão contribuir para a gestão das áreas. A solenidade de posse do grupo de 75 representantes acontece nesta terça-feira (23), no Clube Orla de Santa Cruz, em Aracruz, a partir das 14h30, e contará com a presença do governador do Estado, Paulo Hartung, e da secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Maria da Glória Brito Abaurre, entre outras autoridades.

Na ocasião, o governador Paulo Hartung assinará também o decreto de criação do primeiro mosaico de unidades de conservação capixaba - o Mosaico de Áreas Protegidas do Manguezal da Baía de Vitória, formado por um conjunto de unidades que juntas somam mais de 3,3 mil hectares de manguezal. Um momento que será dedicado à ambientalista Elizete Sherring Siqueira, uma das principais idealizadoras e articuladoras do projeto.

As UCs Federais
Os decretos de criação da APA (114.931 hectares) e do Revis (17.741 hectares), assinados pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, foram publicados no Diário Oficial da União no dia 18 de junho.

Entre os objetivos do Refúgio estão à restauração e recuperação dos recursos biológicos para sustentabilidade das atividades pesqueiras e de pequena escala, praticadas nas comunidades costeiras do entorno da unidade, tendo a Área de Proteção Ambiental (APA) Costa das Algas como zona de amortecimento.

Mosaico
Constituem o Mosaico, o Parque Natural Municipal do Itanguá e Reserva do Desenvolvimento Sustentável do Manguezal de Cariacica; o Parque Natural Municipal da Manteigueira e Monumento Natural Morro do Penedo, no município de Vitória; e a Estação Ecológica Municipal Ilha do Lameirão e o Parque Natural Municipal Dom Luiz Gonzaga, no município de Vila Velha.

A proposta de criação do projeto foi elaborada pelo Instituto de Pesquisa da Mata Atlântica (Ipema) e Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, com o apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Seama), por meio do Instituto Estadual de Recursos Hídricos (Iema), e prefeituras.

http://www.icmbio.gov.br/noticias/ministra-vai-oficializar-gestao-participativa-em-unidades-de-conservacao-marinhas-do-litoral-capixaba
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Costa das Algas
  • UC Santa Cruz
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.