Luta pela preservação do Parque Estadual Costa do Sol

G1 - http://g1.globo.com - 19/09/2012
A ocupação irregular e a especulação imobiliária são as grandes ameaças para as unidades de conservação na Região dos Lagos. No final de 2011, quase 10 mil hectares de área, de Saquarema a Búzios, foram transformados em Parque Estadual. O objetivo é a preservação e educação ambiental.

A diversidade de plantas e animais são características da Região dos Lagos, 70% da área do parque são formadas por vegetação de restinga, há também um espaço de Mata Atlântica, onde exemplares de Pau-Brasil compõem a paisagem. E em alguns locais vegetação de caatinga, típica do nordeste brasileiro.Um dos destaques entre os animais que habitam a região é o tatu bola, escolhido como mascote da copa de 2014.

A ocupação irregular e a especulação imobiliária são as grandes ameaças para as unidades de conservação. As construções sem qualquer tipo de licença aparecem da noite para o dia e estão em vários pontos do Parque Costa do Sol. No Plano de Manejo, que deve ser montado em 2013 estas questões são prioritárias.

Na Praia das Conchas, em Cabo Frio, a desapropriação de quiosques construídos na areia, local proibido, gerou polêmica. Reuniões foram feitas para acertar a retirada e a fiscalização vai ser intensificada, 29 guarda parques estão em treinamento e devem entrar em ação nos próximos meses.



http://g1.globo.com/rj/serra-lagos-norte/noticia/2012/09/luta-pela-preservacao-do-parque-estadual-costa-do-sol.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Costa do Sol
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.