Lobão promete 'esforço bestial' por Angra 3

OESP, Economia, p. B9 - 26/07/2008
Lobão promete 'esforço bestial' por Angra 3
Para o ministro, é importante, mas não fundamental, a solução imediata do destino do lixo nuclear da usina, uma exigência da licença ambiental

Jacqueline Farid e Nicola Pamplona

As obras da usina nuclear de Angra 3 deverão ter início no dia 1o de setembro, mesmo que não sejam atendidas de imediato as exigências do Ibama. Segundo o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, a primeira fase das obras compreende a construção da base de concreto onde será instalada a usina. Segundo ele, o governo vai fazer "um esforço bestial" para atender às determinações ambientais.

"Precisamos aproveitar o período não chuvoso para concretar a base", explicou Lobão. Na prática, essa obra já foi iniciada quando o governo preparou a central nuclear de Angra dos Reis para Angra 2, mas ainda não foi concluída. Lobão admitiu que não será fácil atender às exigências contidas na licença prévia da usina.

"O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, nos disse que está fazendo exigências brutais, e nós estamos fazendo um esforço bestial para resolver essas exigências. O Brasil precisa dessa energia e vamos começar a construção", disse.

O ministro disse também considerar importante, mas não fundamental, a resolução do destino do lixo nuclear que será produzido pela usina, uma das determinações da licença prévia emitida na quarta-feira. Ele citou o exemplo da Coréia do Sul, que segundo ele, "empilha o lixo em prateleiras". "Não diria que sem cuidados, mas sem os cuidados absolutos", disse.

"Não se tem ainda um tratamento absolutamente definitivo, que é o que ele (Minc) preconiza, e não somos contrários a isso. Achamos que devemos ter todo o cuidado nessa matéria, mas também não vamos levá-la ao paroxismo", afirmou o ministro, que participou de evento do projeto Centenário do Theatro Municipal, no Rio.

Indagado se as exigências ambientais de Angra 3 poderão se tornar uma polêmica no governo, ele refutou essa possibilidade. "Não haverá embate no governo. Todos temos consciência da necessidade dessa energia."

A licença ambiental prévia do Ibama para a construção de Angra 3, no Rio, inclui 60 exigências que a estatal Eletronuclear terá de cumprir antes de receber autorização para o início das obras.

Além da solução definitiva para o tratamento dos rejeitos nucleares, a lista de condicionantes à obra inclui a realização de obras de saneamento básico dos municípios de Angra dos Reis e Paraty, a gestão do Parque Ecológico da Serra da Bocaina e a criação de um sistema independente de monitoramento dos níveis de radiação.

A obra deverá consumir R$ 7,3 bilhões, além de cerca de R$ 1,5 bilhão já gasto desde o início do projeto, em 1984. O plano do governo é que a usina entre em operação em 2013.

OESP, 26/07/2008, Economia, p. B9
Energia:Política Energética

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Bocaina
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.