Linhares fecha 2 praias, Colatina fica sem água de novo

OESP, Metrópole, p. A20 - 25/11/2015
Linhares fecha 2 praias, Colatina fica sem água de novo

LUCIANA ALMEIDA - Especial para O Estado

VITÓRIA - A lama da barragem da Samarco que chegou ao litoral do Espírito Santo fez com que o município de Linhares interditasse duas praias da região da foz do Rio Doce: Regência e Povoação. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Rodrigo Paneto, a medida foi adotada de forma preventiva. "Fizemos a coleta da água para realizar a análise, mas, até o resultado, vamos manter a cautela e as praias ficam interditadas".
Segundo ele, a lama avançou 15 quilômetros ao norte, 7 km ao sul e 12 km para dentro do oceano. "Há previsão de que tenhamos um vento nordeste, o que pode levar os sedimentos mais ao sul", afirmou.
Já a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que esteve na cidade na última segunda-feira, disse que a parte mais concentrada e grossa dos sedimentos ficou em extensão menor: 5 km ao norte, 1 km ao sul e 1 km em direção ao mar.
Na semana passada, ela havia afirmado que a lama atingiria um raio de nove quilômetros, após estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). "É preciso observar o impacto da dispersão, se é da lama ou se é do sedimento que está diluído. O sedimento mais leve vai dispersar. O monitoramento está sendo feito", afirmou.
Segundo o professor de Oceanografia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Alex Cardoso Bastos, a mudança no vento vai alterar a direção para onde a lama está sendo transportada. "A barra norte foi aberta e isso também favoreceu o transporte desses sedimentos para aquela região", explicou.
Ele descartou, no entanto, a possibilidade de que os rejeitos cheguem ao Arquipélago de Abrolhos, na Bahia, e afirmou que a possibilidade é remota de que chegue ao litoral da Grande Vitória, como afirmado por técnicos.
"A possibilidade de chegar a Vitória é pequena. Nos modelos que trabalhamos, os sedimentos do Rio Doce não chegam à Barra do Riacho e não há evidência de sedimentos em Piraqueaçu, mesmo quando há grandes cheias".

OESP, 25/11/2015, Metrópole, p. A20

http://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,lama-de-barragem-avanca-e-interdita-praias-no-espirito-santo,10000002856
Mineração:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinho dos Abrolhos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.