Jeep Club e ICMBIO buscam áreas para práticas esportivas

Rondônia ao Vivo - http://www.rondoniaovivo.com - 26/08/2015
Membros do Jeep Clube de Porto Velho visitaram neste final de semana o Parque Nacional Mapinguari, conhecido como Campos de Humaitá a convite dos gestores da unidade de conservação que é administrada pelo ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). A visita teve como objetivo fazer um diagnóstico das potencialidades de uso público da área em esportes de aventura.

O chefe do Parque Nacional Mapinguari Wilhan Assunção, explicou que os parques nacionais são unidades de conservação e pertencem à categoria de proteção integral, onde é permitido e incentivado o desenvolvimento de atividades de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico, como ferramentas para garantir a conservação da biodiversidade.

Contudo, para a realização das atividades dentro dos parques nacionais é necessário primeiramente a regulamentação, através de um documento formal denominado de plano de manejo da unidade de conservação. O objetivo do plano de manejo é mapear as áreas de uso, das atividades permitidas e das infra-estruturas necessárias para garantir a conservação da biodiversidade de forma compatível com a qualidade e segurança para os usuários que desenvolvem atividades de recreação no interior da unidade de conservação.

No Brasil já há visitação em vários parques nacionais que já passaram pelo processo de planejamento e regulamentação das atividades e onde é permitido o uso público para atividades sustentáveis, mas é necessário um planejamento detalhado e um ordenamento que assegure a proteção ambiental. Na opinião do Chefe do Parque, a região é propícia para atividades esportivas e turísticas.

Além do Jeep Clube, estiveram presentes na visitação dirigentes de empresas turísticas especializadas em aventura e praticantes de bike, motocross, caiaque e quadrículos.

O Presidente do Jeep Clube, Antônio Ferreira, o "Toninho" elogiou a iniciativa da equipe gestora do Parque Nacional Mapinguari e destacou que a área dos campos de Humaitá é propícia para esportes off road, atraindo aventureiros de outros estados. Vejo como uma excelente oportunidade de divulgação do Parque e de benefício para a população do entorno.

Saulo Giordane, da Amazônia Aventure, empresa especializada em turismo de aventura, disse que o Campos de Humaitá tem áreas de cerrado, floresta e rios que permitem a prática de diversos esportes, além de estar próximo a Porto Velho, viabilizando a logística para quem vem de outros Estados.

A visita serviu para os gestores do Parque Mapinguari identificarem quais as atividades de aventura com potencial para a respectiva implementação de acordo com a vocação da unidade de conservação. O próximo passo, finaliza Wilhan Rocha, será formalizar o processo e encaminhá-lo à direção nacional do Instituto para avaliação técnica e jurídica. "



http://www.rondoniaovivo.com/noticia/jeep-club-e-icmbio-buscam-areas-para-praticas-esportivas/135649
Turismo Ambiental

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mapinguari
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.