Itatiaia participa do maior evento sobre o estudo de aves da América Latina

A Voz da Cidade - http://avozdacidade.com/ - 24/05/2016
Representando Itatiaia, que possui no Parque Nacional um dos maiores viveiros de espécies raras de aves, a Secretaria de Turismo participou no final de semana do 11o Encontro Brasileiro de Observação de Aves - Avistar Brasil 2016. A feira aconteceu no Instituto Butantã (SP) e fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente do instituto. O Avistar é o maior evento de observação de aves, natureza e divulgação científica da América Latina. Contando com uma extensa programação gratuita, que inclui exposições, palestras, oficinas para crianças e adultos e lançamentos de livros, entre outras atividades, um dos momentos mais esperados desta edição do evento foi o anúncio da redescoberta de uma das espécies de aves mais raras do planeta, que estava desaparecida há décadas.

A secretária de Turismo de Itatiaia, Roberta Dias de Oliveira, destaca que o município tem participado desta Feira desde 2009, por se tratar de um evento único do segmento de Observação de Aves e um importante segmento turístico praticado no Parque Nacional do Itatiaia, um dos principais destinos turísticos do Município. "Neste Evento, a Secretaria de Turismo tem a oportunidade de divulgar, além das aves existentes aqui, também os atrativos do Parque Nacional do Itatiaia para um público especializado. É uma oportunidade ímpar", ressalta Roberta.

Para a empresária do ramo hoteleiro Alessandra Mesquita, o nicho de observação de aves está em crescimento. Ela lembra que depois do workshop realizado em abril no Parque Nacional do Itatiaia, percebeu-se o mercado de observação de pássaros como possuidor de um potencial imenso de crescimento e expansão na nossa região. "Foi essa percepção que nos motivou a participar da Avistar 2016, nos deixando otimistas em relação à atração de mais turistas para Itatiaia e Penedo" - defende a empresária.

Já a empresária Ana Ribeiro diz que "Foi com grande surpresa que descobriu o mercado de observação de aves, na ocasião do workshop de abril. "É um prazer participar desta feira, mostrando nossa casa e nossos atrativos para pessoas de mundo todo. Espero que o evento ajude Itatiaia a ter ainda mais visibilidade tanto entre os observadores brasileiros quanto estrangeiros", afirma.

Entre os palestrantes do congresso Avistar Brasil 2016 estiveram renomados ornitólogos e cientistas, como John Fitzpatrick, diretor do Laboratório de Ornitologia de Cornell, que apresentou os projetos de ciência voltados para a participação da sociedade nos EUA e Mario Cohn-Haft, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, além de Wagner Nogueira, Vitor Piacentini, Cristian Dimitrius, Martha Argel, Haroldo Palo Jr. e Luciano Lima - biólogo e ornitólogo da nossa região. "Os profissionais Guias de Turismo que trabalham com esse segmento no Parque Nacional também consideraram importante a participação da Secretaria de Turismo neste Evento pois, com a divulgação constante do Parque Nacional, há a possibilidade de atrair mais turista", declarou Ralph Salgueiro, presidente da Associação de Guias de Turismo da Região das Agulhas Negras (AGUIMAN).


http://avozdacidade.com/site/noticias/cidades/51603/
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.