IEF faz Consulta Pública sobre Parque Estadual Cunhambebe

Portal Fator Brasil - 17/05/2008
O Instituto Estadual de Florestas (IEF/RJ) promove no próximo dia 20 de maio (terça-feira), às 18h, no Iate Clube de Muriqui, em Mangaratiba, Consulta Pública sobre a criação da mais nova unidade de conservação estadual, o Parque Estadual Cunhambebe. Com área prevista de 38.527 hectares, o parque abrangerá parte dos municípios de Mangaratiba, Angra dos Reis, Rio Claro e Itaguaí, protegendo uma ampla região de Mata Atlântica nativa, com sítios históricos e áreas de grande potencial para o ecoturismo.

Do total da área prevista para o parque, 95% é composta por florestas bem conservadas, que reúnem espécies de árvores de grande porte como o angico, cedro, jequitibá rosa e guapuruvu. Na fauna, constam exemplares de mono carvoeiro, lontra, queixada, cateto e teiú, além de espécies ameaçadas de extinção, como, por exemplo, a anta, um sapo da espécie Cylloramphus eleutherodactylus e um primata da espécie Callithrix aurita. A nova unidade formará um importante contínuo florestal com o Parque Nacional da Bocaina e a Terra Indígena de Bracuhy, assegurando a preservação de inúmeras espécies animais e vegetais ameaçadas.

Na área do parque estão incluídas parcialmente 13 bacias hidrográficas, entre as quais algumas importantes para o abastecimento de água da população do estado, como a Bacia da Represa de Ribeirão das Lajes. Entre as várias áreas de potencial interesse turístico estão os Picos do Sinfrônio, com 1,5 mil metros (Angra dos Reis) e das Três Orelhas (1,1 mil metros), em Mangaratiba. Trilhas, cachoeiras e paredões para escalada contam-se entre as principais atrações para os adeptos de esportes de aventura.

O parque também terá áreas de relevante interesse histórico, como a antiga Estrada Imperial, no Distrito de São Marcos, em Mangaratiba, que conta com mirantes, edificações e ruínas típicas do período colonial.

A denominação do parque é uma homenagem ao cacique tupinambá Cunhambebe, líder da Confederação dos Tamoios, formada por volta de 1560. O cacique tornou-se temido pelos portugueses, contra os quais obteve várias vitórias até sua morte por varíola. Atualmente, Cunhambebe é lembrado pelo nome do maior distrito do município de Angra dos Reis, onde teria nascido, na localidade de Ariró.

O relatório final do Estudo Técnico que embasou a criação do parque pode ser consultado no endereço www.ief.rj.gov.br.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Bocaina
  • TI Guarani do Bracuí
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.