ICMBio e WWF-Brasil avaliam novas parcerias

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 23/03/2017
Durante reunião em Brasília, representantes das duas instituições discutiram, entre outras coisas, o programa de voluntariado nas unidades de conservação federais


O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ricardo Soavinski, recebeu nesta quinta-feira (23) o presidente do Conselho Diretor da organização não governamental (ONG) WWF-Brasil, Paulo Sodré, que veio apresentar o novo diretor-executivo da organização, Maurício Voivodic. O encontro teve como objetivo tratar da agenda ambiental e alinhar novas ações na parceria entre as duas instituições.

O WWF é uma rede internacional de organizações nacionais como o WWF-Brasil. Esta apresentou apoio fundamental para que o governo brasileiro pudesse constituir o Arpa - Programa de Áreas Protegidas da Amazônia, que hoje é considerado talvez o maior e o melhor programa de conservação "in situ" da biodiversidade no mundo. Os dois executivos exploraram as possibilidades de novas iniciativas como uma frente prioritária de apoio às unidades de conservação costeiro-marinhas.

Entre outros temas, eles discutiram também o a importância e interesse em ampliar o apoio ao Programa de Voluntariado do ICMBio, preparado e lançado no ano passado já contanto com apoio do WWF, IPÊ, SOS Mata Atlântica e da Coalizão Pró-UCs. A iniciativa busca aproximar as pessoas da gestão das unidades de conservação (UCs) federais, áreas protegidas responsáveis por manter a biodiversidade, os serviços ambientais e os modos de vida de populações tradicionais. O interesse agora é ampliar significativamente as perspectivas de difusão do programa e recebimento de voluntários nas unidades de conservação, centros de pesquisa e conservação e outras unidades organizacionais do ICMBIo.

O WWF-Brasil executa diversos projetos em conjunto com ONGs regionais, universidades e órgãos governamentais, sendo parceiro do Instituto Chico Mendes em várias ações. Os programas contribuem para a conservação da riqueza natural e desenvolvimento sustentável do país. Discutiu-se possibilidade de continuidade do apoio para melhor integração do Parque Nacional de Iguaçu, e seus concessionários, com o entorno, e interações cada vez mais produtivas com o "Parque Nacional Iguazú" e a "Administración de Parques Nacionales" da Argentina. Há possibilidades de apoio à conservação da zona costeiro-marinha, inclusive às reservas extrativistas e similares.

Também participaram da reunião os diretores do ICMBio Cláudio Maretti, de Ações Socioambientais, e Paulo Carneiro, de Criação e Manejo de Unidades de Conservação, a assessora internacional, Marcia Muchagata, e mais o coordenador do programa de políticas públicas do WWF, Michel dos Santos.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8800-icmbio-e-wwf-brasil-avaliam-novas-parcerias
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Iguaçu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.