Ibama, PF e ICMBio apreendem mais de 40 mil m³ de madeira ilegal na Resex Renascer

Ibama - www.ibama.gov.br - 31/03/2010
No dia 29/03, em sobrevôo sobre a Reserva Extrativista Renascer, no município de Prainha/PA, equipes do Ibama, da Policia Federal e do ICMBio que estão em atividade de auditoria em projeto de manejo dentro da Resex localizaram pátios ilegais de estocagem de madeira que, por estimativa dos agentes, deve chegar a volumes superiores a 40 mil m³ de madeira em tora explorada de forma ilegal.

A madeira se encontrava estocada em explanadas fora do projeto de manejo e em área que, segundo informações do ICMBio, não possui detentor. A única maneira de escoar o produto é de balsa, por rio. As equipes ainda não chegaram ao local por terra pois a comunidade local cortou varias árvores nas estradas de acesso, o que deve fazer com que a remoção dure dois dias. Há suspeitas de que haja maquinário escondido no local.

De comum acordo com o ICMBio, a Operação Arco de Fogo será deslocada do município de Uruara para a região de Prainha, uma vez que a prioridade agora passa a ser a quantificação da madeira para que seja finalizada a apreensão e identificados os responsáveis.
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Renascer
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.