Gurupá Melgaço realiza últimas reuniões para formação de conselho deliberativo

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 26/05/2011
A Reserva Extrativista (Resex) de Gurupá Melgaço, no Pará, fechou na última sexta-feira o ciclo de atividades para formação do seu conselho deliberativo. A Resex tem ao todo 25 comunidades com aproximadamente 800 famílias.

Durante visitas às comunidades, a equipe de analistas do Instituto Chico Mendes foi recebida com muita expectativa e esperança pelos comunitários, que participaram de forma expressiva das reuniões para indicação de seus representantes no Conselho. Nas ocasiões, os moradores buscavam informações com os gestores, tiraram dúvidas e revelaram seus principais anseios.

Houve também espaço para confraternização entre os moradores e servidores do ICMBio, que proporcionou a troca de experiências e estreitou o contato dos moradores com o Instituto. A presença do ICMBio, esclarecendo dúvidas e inserindo os comunitários no processo de gestão da Resex, foi reforçada com o material para capacitação participativa na construção de conselhos deliberativos em Resex/RDS - pranchas e livros.

Depois de utilizado nas explicações pelos servidores, o material foi entregue aos líderes comunitários como material de consulta. "Concluído o processo de indicação dos conselheiros, passaremos agora ao processo formal, cumprindo todas as outras etapas para a efetivação da gestão eficaz da Resex Gurupá Melgaço", afirmou Rafael Magalhães, chefe da unidade.

As atividades de divulgação e mobilização da população tiveram apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Gurupá e da Associação dos Povos Tradicionais Extrativistas do Pucuruí e Marajoí ( Astrem).


http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/20-geral/919-gurupa-melgaco-realiza-ultimas-reunioes-para-formacao-de-conselho-deliberativo
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Gurupá-Melgaço
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.