Guarda-parques sofrem ameaças em Cabo Frio

O Globo, Rio, p. 9 - 13/01/2014
Guarda-parques sofrem ameaças em Cabo Frio
Agentes do Inea tentavam impedir estacionamento irregular no Parque da Costa do Sol

PAULO ROBERTO ARAÚJO
pra@oglobo.com.br

A invasão das áreas de preservação no Parque Estadual da Costa do Sol (Pecs) virou caso de polícia na Região dos Lagos. No domingo, um banhista sacou um revólver e ameaçou guarda-parques do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) que tentaram impedir que carros estacionassem sobre a vegetação de restinga na Ilha do Japonês, em Cabo Frio. Os guarda-parques acionaram o 25o BPM (Cabo Frio), os policiais abordaram o homem que estava armado, mas não o levaram para autuação na delegacia. Também houve denúncias de degradação da vegetação da Praia das Conchas, no bairro do Peró, por carros.

- Infelizmente, a prefeitura de Cabo Frio não cumpriu o compromisso de impedir o estacionamento nas áreas que foram delimitadas. Mandaram para o parque agentes de trânsito, que não são guardas municipais, mas eles não impediram o crime ambiental. No episódio da ameaça, a PM também não deu o apoio que esperamos. O banhista que sacou o revólver foi abordado e logo depois liberado - disse o chefe do Pecs, Sérgio Ricardo Rocha Soares.

O presidente da ONG SOS Aves e Cia, Paulo Maia, lamentou a repetição do problema que vem degradando a flora e a fauna do parque estadual, que foi criado em abril de 2011:

- É lamentável que o poder público se revele sem a menor autoridade e capacidade para, definitivamente, resolver o problema. Enquanto isso, aves, répteis e a flora deste bioma estão sendo extintos.

Sem reforço na fiscalização

Em novembro, o governo do estado anunciou que reforçaria a fiscalização no Peró com a instalação de um centro de operações na Praia das Conchas para os guarda-parques fiscalizarem as praias, os costões rochosos e a vegetação típica de restinga.

Na ocasião, o prefeito de Cabo Frio, Alair Corrêa, garantiu reforço na limpeza da praia e apoio ao projeto de transporte de banhistas por meio de jardineiras (ônibus abertos).

O prefeito daquele município prometeu ainda demolir oito quiosques na Praia das Conchas ainda este ano. As unidades serão substituídas novos espaços comerciais, mais modernos, até 2015.

O Globo, 13/01/2014, Rio, p. 9

http://oglobo.globo.com/rio/guarda-parques-sofrem-ameacas-em-cabo-frio-11281860
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Costa do Sol
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.