Florestas Nacionais de Itaituba I, II e Trairão constroem Plano de Ação participativo

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 05/09/2011
Grupo de trabalho (GT) formado por representantes dos Conselhos Consultivos das Florestas Nacionais de Itaituba I e Trairão, unidades de conservação geridas pelo Instituto Chico Mendes no Pará, realizou, de 11 a 14 de agosto, oficinas para construção de Plano de Ação Participativo junto a comunidades do entorno das Flonas de Itaituba I, II e Trairão.

A primeira ação do GT, fruto da construção do Plano juntamente com os articuladores locais de cada comunidade, será a realização do curso de cooperativismo e associativismo na primeira quinzena de dezembro para 25 participantes. O público alvo para a capacitação serão representantes das comunidades do entorno das Flonas de Itaituba I, II e Trairão.

A primeira fase do trabalho, denominado diagnóstico participativo sobre o uso do açaí, consistiu-se do levantamento de informações sobre uso, manejo, técnicas, limitações e demais aspectos relevantes em relação ao uso do açaí (nativo e plantado). Neste diagnóstico constatou-se uma série de demandas e dificuldades que necessitam de encaminhamentos.

Assim, para dar continuidade às ações junto às comunidades o GT realizou oficinas para que as comunidades priorizassem as demandas e auxiliassem a construção de um plano de ação participativo para atender as prioridades elencadas.

As oficinas foram realizadas nas comunidades de Campo Verde (16 participantes), Monte Dourado (28 participantes) e Bela Vista do Caracol (23 participantes) e contaram ainda com a participação de representantes das comunidades de Cristo Rei, Perpétuo Socorro, Monte Moriá, Três Boeiras, Vila Jamanxim, Comunidade Arizona, Vila do Tucunaré e Vila Planalto, totalizando 75 participantes.

Para o levantamento das prioridades em cada comunidade, utilizou-se a Matriz de Prioridades, na qual os comunitários apontaram as principais necessidades levantadas anteriormente no diagnóstico, além de outras que o público considerou importante no dia da oficina.

Em seguida, eles votaram as cinco prioridades ou demandas mais importantes. Após a eleição das prioridades foi elaborado o Plano de Ação Participativo respondendo os seguintes pontos para cada atividade eleita: como fazer, quem fará (parceiros e comunidade), quando, onde, e articulador local.

Entre as principais demandas relacionadas à capacitação estão: curso de construção de viveiros e produção de mudas, curso sobre beneficiamento e armazenamento da polpa do açaí, curso de técnicas de manejo de açaizal nativo, curso de associativismo e cooperativismo, curso sobre políticas de apoio a agricultura familiar e curso sobre licenciamento ambiental de atividades produtivas. Além destas demandas foi solicitado informações sobre linhas de financiamento e fomento para o plantio do açaí, nota do produtor e Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

Ascom/ICMBio
(61) 3341-9280




http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/4-geral/1760-florestas-nacionais-de-itaituba-i-ii-e-trairao-constroem-plano-de-acao-participativo
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itaituba I
  • UC Itaituba II
  • UC Trairão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.