Estrada na Bocaina terá asfalto

OESP, Nacional, p. A17 - 14/04/2006
Estrada na Bocaina terá asfalto

FELIPE WERNECK

Biólogo com mestrado em zoologia, o chefe do Parque Nacional da Serra da Bocaina, Dalton Novaes, deixou ontem a pistola na caminhonete para receber a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que foi à cidade autorizar a pavimentação do trecho de nove quilômetros da estrada Paraty (RJ)-Cunha (SP) que corta o parque. Há 10 meses no cargo, ele conta que tem recebido ameaças de morte desde que começou a enfrentar madeireiros e pecuaristas que exploram ilegalmente áreas do parque.
Com a pavimentação, serão instaladas guaritas na entrada e na saída e a estrada ficará fechada das 23 às 5 horas. Novaes acredita que isso facilitará o controle maior. Hoje, ele e mais quatro fiscais armados são responsáveis por 106 mil hectares.
O gerente-executivo do Ibama no Rio, Rogério Rocco, disse que até o fim do ano a obra deverá ser concluída. A Eletronuclear liberou R$ 1,6 milhão, por compensação ambiental.
A ministra reagiu às críticas de que a pavimentação poderia acelerar a degradação ambiental da região, como aconteceu com a construção da Rio-Santos. "Existem coisas que não podem e não vão ser feitas, mas existem outras que podem, desde que sejam feitas da forma correta. Trata-se de uma estrada compatível com o estudo técnico que foi feito", disse.

OESP, 14/04/2006, Nacional, p. A17
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Bocaina
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.