Estado inaugura Espaço de Turismo e sede do Parque Estadual da Pedra Selada

Jornal do Brasil - http://www.jb.com.br/ - 12/06/2015
O governador Luiz Fernando Pezão e o secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, inauguram neste sábado (13/06), às 11h, em Resende, o Espaço de Turismo e Meio Ambiente, que vai abrigar a sede administrativa do Parque Estadual da Pedra Selada, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente. Com 8.036 hectares, o parque abrange áreas de Resende e Itatiaia e, além de proteger remanescentes de Mata Atlântica e espécies em risco de extinção, também é um polo de ecoturismo da Região do Médio Paraíba.

A solenidade contará com as presenças dos secretários de Obras, José Iran Peixoto Júnior; de Turismo, Nilo Sérgio Felix; do coordenador executivo do Prodetur, Vicente de Paula Loureiro; do presidente do Inea, Marco Aurélio Porto; e do prefeito de Resende, José Rechuan Junior.

Com um total de 990 metros quadrados, em três edificações, o Espaço tem área de exposições, central de informações turísticas, auditório e biblioteca. O investimento totalizou R$ 3,5 milhões, no âmbito do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), coordenado pela Secretaria de Estado de Obras, e também incluiu a urbanização do entorno, formado pela Rua Presidente Wenceslau Braz e diversas alamedas.

Criado em 2012, o Parque Estadual da Pedra Selada está com seu Conselho Consultivo formado e em processo de elaboração do Plano de Manejo, o principal instrumento de gestão das unidades de conservação. As novas instalações vão permitir a realização de atividades culturais, educativas e artísticas para a comunidade de entorno, assim como eventos voltados para o turismo da região. O parque já realiza atividades de educação ambiental, como o projeto Guarda-parques mirins por um dia, com atividades desenvolvidas, até o momento, em 23 escolas de Resende e Itatiaia.

Dentro dos limites da unidade, que faz divisa com o Parque Nacional de Itatiaia, estão preservadas florestas de araucárias e campos de altitude da Serra da Mantiqueira. Entre seus atrativos está o Pico da Pedra Selada, com 1.700 metros de altitude, com acesso pela Estrada Parque (RJ 163), em Visconde de Mauá. Os visitantes também podem apreciar várias outras atrações, entre as quais a Cachoeiras do Rio Marimbondo e os Poços do Céu e dos Dinossauros.

A fauna abrange espécies endêmicas e ameaçadas de extinção, com destaque para o muriqui (Brachyteles arachnoides), considerado o maior macaco das Américas e um dos primatas mais ameaçados do planeta. Dentre as espécies identificadas nos limites do parque, nove estão presentes na lista estadual de espécies ameaçadas de extinção e seis na lista nacional.



http://www.jb.com.br/rio/noticias/2015/06/12/estado-inaugura-espaco-de-turismo-e-sede-do-parque-estadual-da-pedra-selada/
Turismo Ambiental

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.