Dois presos na Operação Costa Verde Legal

O Dia - http://odia.terra.com.br - 06/11/2010
Durante a Operação Costa Verde Legal, que começou neste sábado, por volta das 6h, no sul fluminense, e termina na próxima quinta-feira, nove policiais do batalhão de Policiamento Florestal e de Meio Ambiente, dois policiais do GAM (Grupamento Aéreo Marítimo) e 19 fiscais do INEA (Instituto Estadual do Ambiente) prenderam Abedias dos Santos, 64 anos em um sítio no Parque Nacional da Bocaina, em Manducaba, Angra dos Reis, que pertence a Roberto Campos, 67 anos e onde funcionava como uma fabriqueta de palmito Jussara (típico da mata Atlântica e em extinção). Ambos foram acusados de crimes contra o meio ambiente.

De acordo com os policiais, Abedias foi preso no sítio, onde também foram encontradas 3 espingardas - uma calibre 22 e duas calibre 28 -, duas dúzias de munições calibre 22, uma dúzia de munições calibre 28 e meia dúzia de munições calibre 38, além de muitos potes de vidro para armazenar o palmito.

Roberto foi preso em casa, no centro de Perequê, em manducaba, onde também foram encontrados 120 potes - 60 com palmito beneficiado, já prontos para a venda, 60 com palmito in natura e uma grande quantidade de palmito cozinhando em bacias. Havia também uma serra elétrica e uma moto-serra.

De acordo com os PMs, Roberto e Abedias responderão por crimes contra a união, danos à unidade de conservação federal, extração ilegal de palmito Jussara, porte e uso de motoserra sem licença, além de porte ilegal de armas e munições.

O dono do sítio e o seu funcionário foram levados para a delegacia da Polícia Federal de Angra dos Reis.
A Operação Costa Verde Legal também está sendo realizada no Saco do mamanguá, onde será implodida uma casa construída de forma irregular no costão rochoso dentro da Estação Ecológica da Joatinga, em Parati.

http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2010/11/dois_presos_na_operacao_costa_verde_legal_122557.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Bocaina
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.