Convênio garante recursos para concluir obras da Paraty-Cunha

O Globo, Rio, p. 17 - 05/06/2014
Convênio garante recursos para concluir obras da Paraty-Cunha
Pavimentação de estrada-parque fica pronta no início do ano que vem

PAULO ROBERTO ARAÚJO
pra@oglobo.com.br

RIO - Considerada fundamental para o desenvolvimento do turismo da Costa Verde e uma das rotas de fuga das usinas nucleares de Angra dos Reis, a Estrada Parque Paraty-Cunha, que corta o Parque Nacional da Serra da Bocaina, ficará pronta no início do ano que vem. Os recursos para o término da obra, no valor de R$ 42 milhões, estão assegurados através do convênio que foi assinado na manhã desta quarta-feira pelo governador Luiz Fernando Pezão e pelo presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva. Resultado de compensação ambiental, os recursos são parte dos R$ 92 milhões que estão sendo investidos na pavimentação da estrada, que tem 9,5 Km, dos quais 2,8 Km já estão prontos.
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) está usando bloquetes de concreto, uma exigência ambiental, para pavimentar a rodovia, que liga Paraty, no Rio, ao município de Cunha, em São Paulo, onde a via se conecta com a SP-171, que já está pavimentada. As obras incluem passagens subterrâneas e aéreas conhecidas como "bichodutos" para evitar atropelamento de animais.
- Esta obra é esperada há mais de 50 anos e é a redenção de Paraty e Angra dos Reis para o turismo. A estrada coloca o Vale do Paraíba e o Sul de Minas a menos de uma hora do mar - disse o governador Luiz Fernando Pezão, que assinou o convênio no Palácio Guanabara.
Integrante do Conselho de Desenvolvimento Sustentável da Baía da Ilha Grande (Consig) e vice-presidente das Organizações Globo, José Roberto Marinho também participou da cerimônia. Durante o evento, a prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha, disse que a sua cidade, assim como Paraty, também pode se tornar um destino turístico para os paulistas após o término das obras. O prefeito de Paraty, Carlos José Gama, conhecido Casé, comemorou a liberação dos recursos para o término das obras, que estavam sendo feitas com lentidão nos últimos meses:
- Essa estrada é um sonho desde a década de 1950. A rodovia vai facilitar tanto o acesso ao Vale do Paraíba, quanto o acesso de turistas dessa região à Costa Verde, onde o turismo representa 70% economia - disse Casé.
O prefeito da cidade de Cunha, Osmar Felipe Júnior, previu que a estrada vai estreitar o relacionamento que já existe entre Cunha e Paraty. Ex-prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão disse que a Paraty-Cunha é uma luta antiga porque, além de beneficiar o turismo, vai beneficiar a economia com a redução de preços das mercadorias e serviços no eixo Costa Verde-São Paulo.
As obras estão mais adiantadas no alto do parque, próximo à divisa com São Paulo. O engenheiro Manoel Francisco de Oliveira prefere usar a estrada, ainda em obras, para ir de carro a São Paulo:
- É muito mais rápido do que enfrentar o engarrafamento da Avenida Brasil para pegar um avião no Santos Dumont. Mesmo ainda em obras, pode-se percorrer a estrada, mas é preciso um carro com tração nas quatro rodas porque há perigo, principalmente em dias de chuvas, nos trechos íngremes - alertou.
O trajeto entre Paraty e Cunha tem 47 quilômetros e já fez parte da então Estrada Real, por onde, nos tempos do Brasil Colônia, eram transportados o ouro e os diamantes vindos de Minas Gerais em direção ao porto de Paraty, com destino a Portugal, além de mercadorias e escravos. Na época, a Estrada Real era conhecida como Caminho Velho. O trecho entre o Centro de Paraty e a entrada do Parque Nacional já está pavimentado.

O Globo, 05/06/2014, Rio, p. 17

http://oglobo.globo.com/rio/estado-garante-recursos-para-concluir-estrada-parque-paraty-cunha-12713480
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Bocaina
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.