Conselho Deliberativo da RESEX Gurupá-Melgaço toma posse dia 5

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 26/09/2011
No dia 5 de outubro, o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Rômulo Mello, estará em Gurupá (PA) para a cerimônia de posse dos membros do Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista (Resex) Gurupá-Melgaço, que teve sua publicação oficializada dia 21 de setembro, no Diário Oficial da União (DOU).

A posse será dada aos conselheiros dentro da programação do evento 'Mutirão de Cidadania do Xingú', inclusive com a assinatura do Contrato de Concessão de Direito Real de Uso junto à Associação dos Povos Tradicionais do Pucuruí, Marajoí e Melgaço (ASTREM).

O conselho da categoria de UC federal Reserva Extrativista é deliberativo, o que permite aos vários atores sociais interferirem diretamente, por meio do voto, no que se refere ao uso dos recursos naturais da reserva. No caso da Resex Gurupá-Melgaço ele é composto por cinco representantes de órgãos governamentais e 19 representantes de segmentos da sociedade civil. O Conselho Deliberativo é presidido pelo Chefe da Reserva Extrativista Gurupá-Melgaço.

Entre os órgãos governamentais estão o próprio Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a prefeitura Municipal de Melgaço/PA, entre outros. Já representando a sociedade civil, tem assento no conselho representantes da Associação dos Tradicionais Extrativistas do Pucuruí, Marajoí e Melgaço, e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Gurupá, entre outras entidades.




http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/20-geral/1836-conselho-deliberativo-da-resex-gurupa-melgaco-toma-posse-dia-5
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Gurupá-Melgaço
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.