Começa o espetáculo das jubartes em Abrolhos

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 07/06/2017
Ponto alto da temporada de baleias na costa da Bahia é entre agosto e setembro, mas primeiros animais já dão o ar de sua graça. Parque nacional marinho ordena a visitação. Confira as regras



Está aberta mais uma temporada das baleias jubartes no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, no litoral da Bahia. Como ocorre ao longo dos anos, as jubartes migram das água frias da Antártica para acasalamento, procriação e cuidados iniciais de seus filhotes. O banco dos Abrolhos representa o principal berçário das baleias no Atlântico Sul, sendo o arquipélago dos Abrolhos o ponto de maior concentração desses carismáticos animais.

As primeiras baleias foram observadas por visitantes no último dia 4. "Desde então, todos os dias turistas e funcionários da equipe do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos têm avistado, relatado e registrado fotos desses animais", diz o chefe da unidade de conservação, Fernando Repintaldo, analista do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A observação das baleias jubartes é um dos principais atrativos do parque. O ponto alto da temporada de observação se dá entre os meses de agosto e setembro. Os passeios são realizados por meio de empresas credenciadas para operação da visitação comercial na UC. Para isso, elas cumprem todos os requisitos de qualidade e segurança no atendimento aos turistas, em sintonia com o ordenamento da visitação no parque nacional marinho.

Além das baleias, os visitantes podem contemplar toda a beleza singular do Arquipélago dos Abrolhos, realizar uma trilha monitorada em uma das ilhas que abriga centenas de ninhos de aves marinhas e praticar o mergulho livre e/ou autônomo no ambiente de maior diversidade recifal de todo o Atlântico Sul.

. Informações sobre visitação ao Parque Nacional Marinho dos Abrolhos aqui.

Normas para observação

No Brasil a atividade de observação de cetáceos é regulada por portaria específica do Ibama que apresenta normas de conduta que devem ser respeitadas, como manter distância mínima de cem metros dos animais, sendo que a partir de tal distância os motores das embarcações devem permanecer em ponto neutro, e a aproximação passa a ser uma decisão das baleias. Não é permitido mergulhar nem nadar junto a esses animais, devido aos riscos de acidentes que podem ocorrer no contato acidental entre os animais e humanos.

Atualmente, o Instituto Baleia Jubarte mantém monitoramento regular das temporadas reprodutivas das jubartes no Brasil, em especial na região do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, onde são monitorados aspectos da saúde, do tamanho das populações e da interação entre esses animais com as embarcações que trafegam na região. Até 2016, a população das jubartes em águas brasileiras foi estimada em 17.000 indivíduos.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8964-comeca-o-espetaculo-das-jubartes-em-abrolhos
Biodiversidade:Fauna

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinho dos Abrolhos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.