Começa nesta quinta Operação Semana Santa no Parque da Serra da Bocaina

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 09/04/2009
A chefia do Parque Nacional da Serra do Bocaína (PNSB), no litoral Sul do Rio de Janeiro, inicia nesta quinta-feira (9) a Operação Semana Santa. O objetivo é ordenar a visitação na região de Trindade/Paraty. O trabalho foi iniciado no carnaval. Até o domingo (12), será feito o monitoramento de prais, trilhas e cachoeiras.

A manutenção e sinalização das trilhas vem sendo feitas desde o carnaval. A finalidade é facilitar o acesso aos principais atrativos, como a Praia do Cachadaço e a Piscina Natural. A novidade para o feriadão da Semana Santa é que as ações se estenderão também para a trilha das cachoeiras e da Pedra que Engole.

Além disso, haverá uma tenda montada na Praia do Meio com exposição de painéis do parque e das demais unidades de conservação (UCS) da região como a área de Proteção Ambiental (APA) Cairuçu e Estação Ecológica Tamoios.

Nos estandes, os turistas poderão obter informações, material de apoio como folhetos explicativos e de conduta consciente, assinar o livro de visitantes e responder a uma pesquisa sobre sua passagem pelo parque.

Durante a Operação Semana Santa, fica proibido o comércio de ambulantes no interior do parque. Serão providenciados ainda o controle do fluxo de embarcações dentro da Piscina Natural e a instalação de lixeiras provisórias nas trilhas. Os fiscais vão orientar os turistas a trazerem de volta em sacos plásticos o lixo produzido por eles durante os passeios.

Para que as regras de ordenamento e a legislação ambiental sejam cumpridas, a Operação Semana Santa contará com uma equipe de 16 servidores do ICMBio, entre analistas ambientais, técnicos e fiscais.

A operação conta com o apoio da Econsenso, organização civil criada para apoiar a gestão do parque, da Prefeitura Municipal de Paraty e das associações de moradores e de barqueiros de Trindade.
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Bocaina
  • UC Cairuçu
  • UC Tamoios (ESEC)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.