Ciência e lazer na Floresta Nacional de Caxiuanã

Diário do Pará - www.diariodopara.com.br - 06/03/2009
No período de 9 a 16 de março, acontece a I Olimpíada de Ciências na Floresta Nacional de Caxiuanã. Realizada há sete anos com o nome de gincana, em 2008 ganhou status de Olimpíada, pela magnitude alcançada junto às comunidades localizadas no entorno da Estação Científica Ferreira Penna (ECFPn), do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).

A Olimpíada tem o objetivo de despertar o interesse da comunidade local pela ciência, por meio de oficinas, mini-cursos, trilhas, estudo dirigidos, palestras, sessões de musicas e vídeos, e atividades esportivas como natação e salto ornamental. Além disso, a programação também é voltada para a melhoria da educação de crianças e adolescentes

das comunidades próximas à ECFPn, e os temas debatidos são ligados às áreas de pesquisa do MPEG.

"A ação tem como finalidade principal repassar, de forma lúdica e pedagógica os resultados das pesquisas desenvolvidas na Estação Científica Ferreira Penna do Museu Goeldi, às comunidades de seu entorno", ressalta a pedagoga Socorro Andrade, coordenadora da Olimpíada.

Biblioteca flutuante - Esse ano, a Olimpíada contará com uma nova atração: o Barco da Leitura "Guilherme de La Penha", uma ‘biblioteca itinerante’, que irá visitar as comunidades próximas à ECFPn, levando diversas histórias às crianças e aos participantes da programação. Isso ocorreu graças a uma parceria com a empresa Chevron Brasil Ltda, que atua na distribuição de combustíveis através da marca Texaco. A empresa financiou o conserto e a adaptação do barco e doou mais de 9 mil livros de seu Projeto Semeando Cidadania na Escola para o acervo da biblioteca itinerante.

"Contribuir para a melhoria da educação na região através do incentivo à leitura é um objetivo antigo da empresa que agora está sendo realizado por meio da parceria com o Museu Emílio Goedi", afirma Luiz Fernando Rodrigues, Coordenador de Responsabilidade Social da Chevron Brasil Ltda. (Belém/PA- da Redação com inofrmações Ascom/Museu Goeldi)
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Caxiuanã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.