Cenap monitora onças-pintadas na Serra da Capivara

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 09/08/2016
Pesquisadores instalaram 60 armadilhas fotográficas no interior do parque nacional, no Piauí. Estudo envolve também o gato-do-mato-pequeno, ameaçado de extinção


O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), instalou 60 armadilhas fotográficas no Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí.

A intenção é monitorar mais detalhadamente onças pintadas e outras espécies de mamíferos de médio e grande porte existentes na unidade, como o gato-do-mato-pequeno, categorizado como vulnerável na Lista Nacional de Espécies da Fauna Ameaçada de Extinção, do Ministério do Meio Ambiente.

Segundo pesquisadores do Cenap, o estudo deverá proporcionar um melhor entendimento dos padrões de ocupação dessas espécies dentro da unidade, além de gerar estimativas do tamanho atual da população de onças-pintadas presentes na Serra da Capivara, que é um dos últimos refúgios para a espécie na Caatinga.

Apoio

Desde 2012, o Cenap apoia a gestão do Parque Nacional Serra da Capivara no monitoramento de onças-pintadas, atualmente em estágio crítico de conservação na Caatinga, bem como na intermediação de conflitos de predação de animais domésticos por grandes felinos no entorno da unidade de conservação.

O Centro recebeu patrocínio da empresa Tetrapak na construção de apriscos (espécies de abrigos) em comunidades do entorno que sofrem com ataques de onças. A ideia é que os animais domésticos sejam recolhidos para os abrigos à noite, período em que o ataque às criações é maior, minimizando assim possíveis ações de retaliação por parte dos moradores locais.

Esse trabalho também conta com apoio do Projeto de Educação Ambiental: Convívio com as onças do Parque Nacional Serra da Capivara, iniciado pela gestão da UC em 2015. Tem ainda a participação voluntária da pesquisadora Rute Maria Gonçalves de Andrade, da Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), de condutores do Parque e professores da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf).



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8071-cenap-monitora-oncas-pintadas-na-serra-da-capivara
Biodiversidade:Fauna

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Capivara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.