Cassurubá age contra pesca ilegal de camarão

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 20/08/2015
Operação contou com o apoio da Marinha


A Reserva Extrativista (Resex) de Cassurubá, na Bahia, acaba de realizar mais uma atividade de fiscalização com o apoio da Marinha do Brasil. Desta vez, a ação ocorreu no porto dos pescadores de Alcobaça, município que abriga parte da reserva.

Os agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que atuam na reserva, inspecionaram barcos denunciados por utilizarem equipamentos para o arrasto duplo na pesca de camarão, técnica proibida na unidade.

Durante a operação, pescadores e proprietários foram convidados a franquear aos agentes o acesso ao interior das embarcações, para comprovar ter desmontado os equipamentos ilegais. Mesmo assim, foram advertidos sobre a proibição e a possibilidade de serem multados, caso voltem a descumprir as normas.

Os militares da Marinha, que participavam da operação, aproveitaram para verificar as condições de navegabilidade das embarcações e dar uma série de orientações aos pescadores sobre as exigências de manutenção dos barcos.

Acordo de pesca

Desde 2013, portaria do ICMBio define regras para a pesca na área marítima e entorno da Reserva Extrativista de Cassurubá. A portaria lista, entre outras coisas, os tipos de rede que podem e não podem ser usados no interior da reserva, as especificações (tamanho da malha), as condições de uso (pesca manual ou com barco), as áreas com restrições (pesca motorizada, defeso) e as espécies cuja captura e comercialização ficam proibidas na pesca de mergulho.

De acordo com a portaria, cabe ao ICMBio fazer o cadastro dos proprietários e respectiva quantidade de redes e, nos casos de descumprimento das normas, aplicar aos infratores as penalidades e sanções previstas em lei. As regras, que visam garantir a exploração sustentável dos recursos naturais da reserva, foram aprovadas pelo conselho deliberativo da UC

Saiba mais

Criada em 5 de junho de 2009, a Reserva Extrativista de Cassurubá tem 100.687 hectares, parte na terra e parte no mar. Fica no litoral extremo sul da Bahia, nos municípios de Alcobaça, Caravelas e Nova Viçosa, numa região rica em estuários, mangues e restingas.

O manguezal do Cassurubá abriga diversas espécies de peixes, crustáceos e outros animais. Parte dessas espécies, quando adultas, migram para os recifes de corais protegidos pelo Parque Nacional de Abrolhos, dono da maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul e também gerido pelo ICMBio. Por isso, o local é conhecido como berçário da fauna de Abrolhos.

Os moradores do Cassurubá sobrevivem de mariscagem, agricultura, pesca e artesanato. As famílias preservam uma relação de equilíbrio com o ambiente e produzem apenas o necessário para a sua subsistência. Dentre os principais recursos explorados e com grande importância socioeconômica na região, estão o caranguejo-uçá, o aratu, o siri, o guaiamum e o camarão, além de moluscos como ostra, o sururu e a ameixa.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/6944-cassuruba-age-contra-pesca-ilegal-de-camarao.html
Recursos Hídricos:Pesca

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinho dos Abrolhos
  • UC Cassurubá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.