Casas construídas na areia da praia de Arraial, RJ, são demolidas pelo Inea

G1 - http://g1.globo.com/ - 17/06/2015
Operação demoliu dez obras na manhã desta quarta-feira (17).
Casas estavam sendo erguidas na área do Parque Estadual Costa do Sol.


Dez casas que estavam sendo construídas na areia da praia do distrito de Monte Alto, em Arraial do Cabo, Região dos Lagos do Rio, foram demolidas na manhã desta quarta-feira (17). Tratores 4x4 foram utilizados na operação, já que as casas estavam sendo erguidas na areia da praia, dentro do Parque Estadual Costa do Sol, uma das unidades de conservação do Rio de Janeiro.

A operação foi uma parceria da Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca), da Secretaria de Estado do Ambiente, com o apoio de técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), policiais militares do Comando de Polícia Ambiental (CPAm) e da Prefeitura de Arraial do Cabo.

Segundo o Coordenador da Cicca José Maurício Padrone, pessoas demarcam lotes na areia da praia, com piquetes e arames, e aguardam o momento adequado para iniciarem a construção rapidamente. Em três ou quatro dias, a construção irregular é levantada com o chamado "kit invasão", formado por paredes de tijolos e telhas de amianto. Ele recomenda que as pessoas não gastem tempo e dinheiro, tentando construir em áreas protegidas pelo estado. "As casas serão destruídas e os responsáveis perderão todo o investimento", alertou.

O Parque Costa do Sol

Criado em abril de 2011, com 10 mil hectares, o Parque Estadual da Costa do Sol abrange os municípios de Armação dos Búzios, Saquarema, Araruama, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande, incluindo em seus limites a Restinga de Massambaba, lagoas, lagunas e 15 ilhas costeiras.

A unidade exerce importante papel na preservação de ecossistemas incluídos entre os mais ameaçados do estado, como restingas e áreas úmidas (brejos, lagoas e lagunas), além de uma rara formação vegetal, na Serra das Emerências, em Búzios. Também estão protegidas pelo parque regiões de mangues, floresta, cordões arenosos costões rochosos.



http://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2015/06/casas-construidas-na-areia-da-praia-de-arraial-rj-sao-demolidas-pelo-inea.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Costa do Sol
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.