Candidatos prometem legalizar terra no Pará

FSP, Brasil, p. A6 - 25/09/2008
Candidatos prometem legalizar terra no Pará
Com maior rebanho bovino da Amazônia, maioria das fazendas de São Félix do Xingu está irregular

Hudson Corrêa
Enviado especial a São Félix do Xingu (PA)

Legalizar a posse das propriedades rurais em São Félix do Xingu (PA), que tem 84 mil km2, ou 55 vezes o tamanho da cidade de São Paulo, é a principal promessa na campanha do município. Por enquanto, o maior rebanho bovino da Amazônia, concentrado em São Félix do Xingu, pasta em fazendas sem regularização fundiária.
A operação Boi Pirata, na qual o governo apreendeu cabeças de gado na região, também está entre os assuntos da eleição. Sobram críticas ao ministro Carlos Minc (Meio Ambiente), que lançou a operação em resposta ao aumento do desmatamento na Amazônia.
A apreensão de cerca de 3.000 bois na estação ecológica da Terra do Meio é tema dos candidatos porque parte dessa reserva está no município.
Candidato à reeleição, o prefeito Denimar Rodrigues (PR), 48, diz que o município tem 6.400 propriedades rurais quase todas irregulares. Em campanha, ele afirma que a prioridade é legalizar as terras.
No fim de 2007, o presidente Lula determinou o recadastramento de fazendas na Amazônia. Sem o cadastramento, os donos da terra perdem o CCIR, o certificado dos imóveis, e não podem tomar nem empréstimos em bancos. É o que ocorre em São Félix do Xingu.
Principal adversário de Denimar, dono de um patrimônio de R$ 24,3 milhões, o pecuarista Antonio Paulino da Silva, 65, o Antonio Levino (PTB), diz que o município tem "sido penalizados pelos órgãos governamentais". Ele chegou ao município há 20 anos, na época em que, segundo ele, a cidade tinha nos açougues apenas carne de caça de animais silvestres.
Levino foi prefeito de 1997 a 2004. O rebanho bovino cresceu de 37.962 cabeças em 1991 para 1.596.411 em 2006, segundo o IBGE. Denimar e Levino dizem que o rebanho já passou de 2 milhões de bovinos.
No rio Xingu, que corta o município, o movimento é de balsas-boiadeiras que transportam até 120 cabeças de gado de uma margem a outra ao custo de R$ 200 uma viagem de 45 minutos.

FSP, 25/09/2008, Brasil, p. A6
Questão Agrária/Fundiária

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Terra do Meio
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.