Artesãos contam como é feita a confecção do capim dourado no TO

G1 - http://g1.globo.com/ - 25/04/2015
'Ouro' do Tocantins foi destaque no programa Como Será?, da Rede Globo.
Reportagem também mostrou as belezas do Parque Estadual do Jalapão.


O Parque Estadual do Jalapão e a produção do capim dourado foram destaques no programa Como será? da Rede Globo, neste sábado (25). No quadro Sobre as Asas, Max Fercondini e Amanda Richter viajam a bordo de um monomotor visitando regiões pouco exploradas do Brasil, como comunidades quilombolas e tribos indígenas e conhecendo projetos socioambientais por todo o país. No Tocantins, eles sobrevoaram sobre o parque, que é a maior área de proteção ambiental do estado e se encantaram com a diversidade de vegetação, desde Deserto, até o Cerrado, passando pela Caatinga.

Na comunidade Mumbuca, eles mostraram o trabalho dos artesãos. Max e Amanda conheceram a plantação do capim dourado e os produtos confeccionados a partir da matéria-prima. Os artesãos, que aprenderam a arte com os antepassados, falaram que o "ouro" do Tocantins é uma herança fundamental para a comunidade.

O capim dourado só pode ser colhido entre 20 de setembro e 20 de novembro para que não entre em extinção. A colheita é regulamentada por lei que proíbe a saída do material "in natura" da região, somente em peças já produzidas pela comunidade local, visando assim a sustentabilidade ambiental, social e econômica do local. A reportagem também acompanhou a colheita do olho do buriti usado no artesanato. Ele é colhido uma vez a cada oito meses.

Jalapão

Ocupa uma área de 34,1 mil quilômetros ao leste do estado. A região faz divisa com o Maranhão, Piauí e Bahia e abrange os municípios tocantinenses de Barra de Ouro, Campos Lindos, Centenário, Goiatins, Itacajá, Itapiratins, Lagoa do Tocantins, Lizarda, Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins, Recursolândia, Rio Sono, Santa Tereza do Tocantins e São Félix do Tocantins.

O resultado da mistura de vegetação é um cenário deslumbrante composto por cachoeiras, rios de águas cristalinas, corredeiras, grandes chapadas e formações rochosas de cores e formas variadas. Destaque para as dunas de areias douradas, com até 30 metros de altura, o que lembra um deserto.

O Parque Estadual do Jalapão é também um destino tradicional de turistas em busca de aventura. O local já foi cenário do reality show norte-americano Survivor, do filme Xingu, de novelas, e também é umas das paisagens mais procuradas por pessoas que querem registrar momentos importantes, como fotos de álbum de casamento.



http://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2015/04/artesaos-contam-como-e-feita-confeccao-do-capim-dourado-no.html
Florestas:Extrativismo

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jalapão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.