Unidades de conservação são parceiras da saúde

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 28/11/2017
Unidades de conservação são parceiras da saúde
O evento Diálogos ICMBio - Saúde, Parques e Reservas/Banho de Floresta será nesta quinta-feira (30) no ICMBio em Brasília.

ICMBio


Nesta quinta-feira (30), o Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade (ICMBio) promove o Diálogos ICMBio - Saúde, Parques e Reservas - Banho de Floresta. O evento, que é aberto ao público em geral e aos profissionais da área da saúde, abordará os benefícios que as unidades de conservação podem trazer à saúde e à qualidade de vida das pessoas.

O objetivo é fazer com que as pessoas sintam na prática que as unidades de conservação, além do seu importante papel na conservação e preservação da biodiversidade, são também parceiras na melhoria da saúde e da qualidade de vida de todos cidadãos.

O diretor de Ações Socioambientais e Consolidação Territorial do ICMBio, Claudio Maretti, ressalta a importância deste contato com natureza. "Essa é uma benéfica e recíproca relação entre saúde e natureza", defendeu Maretti. Para Marco Bilibio, do Instituto Brasileiro de Ecopsicologia (IBE), parceiro na atividade, buscar a natureza é uma uma forma de "autocuidado".

Desenvolvido no início dos anos 1980 no Japão, o banho de floresta (shinrin-yoku) pode ser praticado de diversas maneiras, sempre, no entanto, rodeado pela natureza e entrando em contato com o estado que a floresta nos traz. Pode-se simplesmente caminhar sem rumo ou sentar e observar os detalhes das plantas e árvores de forma geral. Tudo isso respirando profundamente o bom ar limpo que a floresta oferece, em um certo tom de meditação. Tocar as plantas, sentir as diferentes texturas, ouvir os sons, perceber os aromas - tudo isso faz parte do banho.

Estudos realizados desde o início das práticas comprovam que os "banhos" diminuem o cortisol (hormônio causador do estresse), reduzem a pressão arterial, melhoram a concentração, a imunidade, fortalecem o metabolismo e elevam o bem-estar emocional.

Banho de floresta no Parque Nacional de Brasília

O Parque Nacional de Brasília já realizou no último domingo (26) o primeiro Banho da Floresta. Foram 23 pessoas que caminharam com tranquilidade pela floresta respirando profundamente o ar puro do lugar. O Parque Nacional de Brasília realizará outros encontros, com objetivo de fomentar essa prática de contato com natureza que contribui para tratamentos de saúde e melhoria da da qualidade de vida.


Serviço

Diálogos ICMBio - Saúde, Parques e Reservas/Banho de Floresta

Quando - quinta-feira (30/11), das 9h às 13h.

Local: auditório do ICMBio (EQSW 103/104 Setor Sudoeste, Brasília), com a participação do Ministério da Saúde, do Instituto Brasileiro de Ecopsicologia e do Alana.

Confira a programação do evento

http://assiste.icmbio.gov.br



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9319-ucs-sao-parceiras-da-saude
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Brasília (PARNA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.