As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
23/07/2018
Parna dos Abrolhos publica Plano Interpretativo

Parna dos Abrolhos publica Plano Interpretativo
23 de Julho de 2018, 16h13

Documento orienta o desenvolvimento de meios e serviços de interpretação ambiental.

A elaboração do Plano Interpretativo do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos foi uma das ações realizadas pela equipe gestora da unidade. O Plano visa a melhoria da comunicação e a aproximação com a sociedade, além da qualidade dos serviços de visitação prestados pela unidade.

O documento recebeu importante apoio de parceiros do Parque por meio de uma oficina para coleta de subsídios, no início do processo, e de membros do Conselho Consultivo, em reunião realizada em março de 2018, que teve como uma das pautas a apresentação do Plano, permitindo agregar novas contribuições.

"O entusiasmo e sentimento de pertencimento em relação ao Parque, despertados por estes processos de discussão, já estão dando frutos e muitos mais virão a partir da implementação deste Plano Interpretativo, para que as ações de Interpretação Ambiental no Parque cumpram sua função de sensibilizar a sociedade quanto à importância da conservação e de melhorar a qualidade da experiência do visitante", comemora o chefe da UC, Fernando Repinaldo Filho.

Apenas três unidades de conservação federais têm planos interpretativos, e este é o primeiro elaborado exclusivamente pela equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Já os planos desenvolvidos para a Floresta Nacional do Tapajós e Parque Nacional de Anavilhanas foram coordenados pela equipe do Serviço Florestal dos Estados Unidos.

Elaborado entre setembro de 2017 e abril de 2018, com recursos do Programa GEF Mar, o documento teve seu conteúdo diagramado com apoio de uma voluntária e finalizado no último dia 16, podendo ser acessado aqui.

O que é um Plano Interpretativo?
É um documento de caráter estratégico que tem a finalidade de planejar como serão divididas e disponibilizadas as oportunidades de interpretação em uma unidade. Ele orienta o desenvolvimento de meios e serviços de interpretação ambiental, considerando a missão da Instituição, os objetivos de criação da unidade de conservação, os significados e características dos recursos protegidos e os interesses dos diferentes públicos.

Sobre o Parque
O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos é uma Unidade de Conservação (UC) federal integrante do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), e sua gestão é feita pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Localiza-se no Nordeste do Brasil, no extremo sul da Bahia, na zona turística denominada Costa das Baleias, a cerca de 900 km de Salvador. O Parque tem por objetivo conciliar a proteção integral da flora, da fauna e das belezas naturais com sua utilização para objetivos educacionais, recreativos e científicos, possui o título de área úmida de relevância internacional - Sítio RAMSAR, é reconhecido como um Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e está situado na região do Patrimônio Mundial da Humanidade da Costa do Descobrimento.

Acesse aqui o documento.

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9800-parna-dos...