As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

G1 - http://g1.globo.com/
28/07/2018
Operacao desmonta acampamento de grileiros em parque nacional de Rondonia

Operação desmonta acampamento de grileiros em parque nacional de Rondônia
28/07/2018 21h54

Por Maríndia Moura, com informações da Rede Amazônica

Ação aconteceu em parceria entre Polícia Militar e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Mais de dois mil hectares viraram capim do gado.

Uma operação conjunta entre a Polícia Militar e agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) desmontou um acampamento de grileiros dentro do Parque Nacional do Pacaás Novos, em Campo Novo, região de Rondônia. O local fica a pouco mais de 300 quilômetros de Porto Velho. A ação durou quatro dias.

No local, os agentes se depararam com áreas desmatadas e árvores nobres cortadas. As equipes destruíram os acampamentos, mas nenhum grileiro foi localizado.

Operação desmonta acampamento de grileiros em reserva de Rondônia
Os policiais apreenderam motos, armas, munições e anotações de aloteamentos na área que também faz parte da maior reserva indígena de Rondônia.

Os grileiros, primeiro, escolhiam a área a ser desmatada, demarcavam os terrenos, limpavam o espaço e jogavam semeste de capim. A estimativa, segundo o ICMBio, é que, nos últimos dois anos, mais de dois mil hectares viraram capim do gado no Parque Nacional.

De acordo com o gestor substituto do Parque Nacional do Pacaás Novos, Carlos Rangel da Silva, os grileiros invadem as áreas para plantar e criar gado.
"É fazer com que aprovem um desmembramento de áreas que eles estão invadindo para a plantação, ao cultivo e, principalmente, criação de gado. Mas nós vamos impedir que isso aconteça", explicou.

https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2018/07/28/operacao-desmonta-ac...