Dragas para garimpo são apreendidas em, Novo Aripuanã, no Amazonas

Amazonas Atual - http://amazonasatual.com.br - 05/07/2018
Dragas para garimpo são apreendidas em, Novo Aripuanã, no Amazonas

Amazonas Atual - Da Redação

MANAUS - Oito dragas de sucção de minério foram apreendidas na Operação Midas, do Ipaam (Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas), nessa quarta-feira, 4, no município de Novo Aripuanã (a 227 quilômetros de Manaus). As dragas estavam no Rio Madeira e não têm a Licença de Operação (LO) emitida pelo órgão de controle ambiental.

De acordo com o chefe de Fiscalização Ambiental do Ipaam, Abener Brandão, a operação está concentrada nas Reservas de Desenvolvimento Sustentáveis (RDS) dos rios Madeira e Juma, em Novo Aripuanã.

Segundo Brandão, nas últimas semanas, na região do Madeira e do Juma, o Ipaam registrou a exploração ilegal de minério com uso de dragas de grande porte trazidas do Estado de Rondônia. "Recebemos diversas denúncias com registros de fotos e vídeos da ação de garimpeiros rondonienses nos rios do Amazonas sem permissão do Ipaam para realizar a atividade", disse.

Os proprietários das máquinas foram multados em R$ 685 mil pelos crimes de danos ambientais e atividades mineradoras ilegais. As embarcações tipo casa foram levadas para sede de Novo Aripuanã. Elas são estruturadas com equipamentos de sucção e esteira para a retirada do ouro do leito dos rios Madeira e do Juma.

A operação vai até o dia 21 em Novo Aripuanã e nas RDS dos municípios de Humaitá (distante 590 quilômetros de Manaus) e Apuí (distante 453 quilômetros da capital). O trabalho recebeu o nome do personagem da mitologia grega, rei da Frígia. O principal mito atribuído a Midas foi o de transformar em ouro tudo o que tocava.

http://amazonasatual.com.br/dragas-para-garimpo-sao-apreendidas-em-novo-aripuana-no-amazonas/
Garimpo:Amazônia

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Rio Madeira
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.