As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

G1 - http://g1.globo.com/
21/07/2018
Com recorde de visitacao, mais de 17 mil pessoas ja passaram pelas dunas do Jalapao em 2018

Com recorde de visitação, mais de 17 mil pessoas já passaram pelas dunas do Jalapão em 2018
19/07/2018 21h19

Por G1 Tocantins

Local ganhou visibilidade após ser cenário da novela 'O Outro Lado do Paraíso'. No mesmo período do ano passado cerca de 11 mil pessoas tinham passado pelas dunas.

As dunas do Jalapão bateram recorde de visitação esse ano. Segundo o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), 17.405 visitantes passaram pelo local até o dia 14 de julho. No mesmo período do ano passado foram 11.384 turistas. Ao longo de todo o ano, o atrativo recebeu 20.212 pessoas.

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (19), em um relatório da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins. O instituto é responsável pela administração do parque.

Segundo o gerente de Parques e do Monumento Natural de Árvores Fossilizadas do Estado, Marcelo Henrique Rodrigues, o crescimento se deve as gravações da novela O Outro Lado do Paraíso, programas de televisão e reality shows.

"Estes foram motivos pelos quais, o Naturatins adotou desde o mês de fevereiro, o novo horário de visitação, que compreende das 14h às 18h30min. A medida visa equilibrar o fluxo de visitantes por equipes que realizam as atividades de orientação e fiscalização ambiental", diz.

"As dunas recebem visitantes de outros países e todos estados do Brasil. É por isso que orientamos os visitantes sobre a grande importância da preservação dos atrativos turísticos da região. É fundamental que os visitantes entendam que o Parque é uma unidade de conservação integral", explica o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas, Gilberto Iris de Oliveira.

Oliveira enfatiza que o Parque Estadual do Jalapão é um patrimônio ambiental que requer atenção especial e por esse motivo, os visitantes devem ficar atentos às normas de visitação. No começo do ano, o horário de visitação de alguns atrativos foi reduzido. A intenção é justamente controlar o fluxo crescente de turistas.

https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2018/07/20/com-recorde-de-visi...