Câmera flagra puma no Parque do Ibitiriá em Vacaria

Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - http://www.sema.rs.gov.br/ - 21/11/2017
Câmera flagra puma no Parque do Ibitiriá em Vacaria


Uma câmera com visão noturna flagrou a presença de um puma na floresta do Parque Estadual do Ibitiriá, em Vacaria, região norte do Rio Grande do Sul. A gravação é considerada de grande importância pelo gestor do Ibiritiá. "É a primeira vez que essa espécie é registrada aqui no parque", destaca o técnico ambiental Jefferson Floss. Ameaçado de extinção, o animal frequentemente é alvo de caçadores.

Também conhecido como onça parda, suçuarana ou leão-baio, o puma concolor é o segundo maior felino do continente americano, atrás da onça pintada. Pode pesar até 75 kg e medir mais de dois metros de comprimento. De acordo com gestor do parque, o animal tem hábitos noturnos e se alimenta de roedores, aves e peixes. Pelas imagens ainda não foi possível especificar se é macho ou fêmea, afirma Floss.

A filmagem foi realizada por alunos do curso de medicina veterinária da Faculdade Murialdo, de Caxias do Sul. Orientado pelo professor Ricardo Stein, o estudo tem o objetivo de verificar a abundância e a diversidade de mamíferos de médio e grande porte no Parque do Ibitiriá. "Conhecer os hábitos das espécies que utilizam esse ambiente influencia na preservação do ecossistema e na conservação da biodiversidade", ressalta o professor. Os dados preliminares do estudo indicam que a variedade e a quantidade de mamíferos no parque demonstram um elevado grau de conservação da área.

Conforme Floss, o intercâmbio entre unidades de conservação e comunidade acadêmica é benéfico para ambas. "É importante estimularmos a realização de estudos sobre a fauna silvestre. Para preservamos a nossa biodiversidade, temos que conhecê-la", destaca o técnico ambiental.


Parque Estadual do Ibitiriá

Localizado entre os Municípios de Vacaria e Bom Jesus, o Parque Estadual do Ibitiriá abrange campos nativos e matas com araucária (Floresta Ombrófila Mista), ecossistemas característicos da região dos Campos de Cima da Serra. O Parque foi criado com o objetivo de proteger esses ecossistemas, incluindo parte da mata ciliar do rio Ibitiriá - hoje rio Santana, destacando-se como uma área de ocorrência da palmeira Buriti (Trithrinax brasiliensis) nessa região.

O Parque Estadual do Ibitiriá está em fase inicial de implantação, não estando aberto a visitação. Interessados(as) em realizar atividades como: educação ambiental, atividades didáticas (aulas) e pesquisa científica, devem estabelecer contato com a gestão, através de e-mail: jefferson-floss@sema.rs.gov.br ou telefone (54) 3202-1306 e 3223-4483.



http://www.sema.rs.gov.br/camera-flagra-puma-no-parque-do-ibitiria-em-vacaria
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ibitiriá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.