APA de Lajeado é destaque em Feira de Ciências do município

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 13/11/2017
APA de Lajeado é destaque em Feira de Ciências do município

Tânia Caldas / Governo do Tocantins


Técnicos da Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado (APASL) participaram no último sábado, 11 da Feira de Ciências "Cuidar da Natureza é um dever de todos!", promovida pela Escola Municipal Sebastião de Sales Monteiro, localizada no município de Lajeado.

No sentido de contextualizar a importância da APA Serra de Lajeado, no cotidiano local, os alunos deram destaque ao Ribeirão Lajeado, que nasce no Parque Estadual do Lajeado, percorrendo a APA Serra do Lajeado, até sua foz. Fatos históricos sobre o ribeirão foram motivos de relatos dos primeiros moradores da cidade.

De acordo com a gerente da APA, Camilla Oliveira Muniz, também foi apresentada uma maquete e fotos antigas e atuais. "Com isso os alunos sensibilizaram os participantes da grande necessidade de recuperar as nascentes e matas ciliares para a manutenção do rio", apontou.

Outra alternativa encontrada pelos estudantes foi a utilização de um estande sobre a APA Serra do Lajeado, ocasião que os mesmos falaram sobre o tema. Os alunos fizeram uma apresentação da APA através de um estande, quando discutiram assuntos importantes como queimadas, desmatamento e expansão agrícola e imobiliária da região. Houve também a distribuição de material educativo do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

Para a gestora da APA, é muito relevante valorizar estas atividades. "Sempre saem bons frutos dessa interação com a nova geração. "Eles tem uma visão muito interessante das inter-relações ambientais. Precisam ter essa capacidade estimulada e orientação para organizar as ideias, entendendo e valorizando o ambiente que os cerca", concluiu.

Durante a Feira de Ciências, a comunidade escolar apresentou projetos voltados à conservação dos recursos naturais do município, como a importância da arborização urbana e consolidação das áreas verdes, bem como opções para os resíduos sólidos.

Alguns estudantes produziram brinquedos a partir de material reciclável. As maquetes representativas do município também foram construídas com material que seria considerado "lixo".

No final do evento, o grupo da arborização urbana realizou plantio de mudas no canteiro central e calçadas da escola.



http://naturatins.to.gov.br/noticia/2017/11/13/apa-de-lajeado-e-destaque-em-feira-de-ciencias-do-municipio/
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra do Lajeado
  • UC Lajeado
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.