Espírito Santo também comemora os 60 anos do Parque Nacional do Caparaó

Portal Caparaó - https://www.portalcaparao.com.br/ - 13/09/2021
DORES DO RIO PRETO (ES) - O governador do Estado, Renato Casagrande, participou, neste sábado (11), da solenidade de comemoração dos 60 anos do Parque Nacional do Caparaó, um dos principais atrativos turísticos do Espírito Santo. Na área de preservação permanente do Parque está o Pico da Bandeira, o terceiro ponto mais alto do Brasil. O atrativo natural movimenta a atividade turística da região, trazendo para o Estado turistas de todas as partes do País e do mundo.

"A região do Caparaó é uma das mais lindas do nosso Estado, um local que aproxima os capixabas e mineiros. O Parque Nacional do Caparaó fica uma parte no Espírito Santo e outra em Minas Gerais. Um ponto importantíssimo do turismo capixaba. Nossas ações estão voltadas para o desenvolvimento e a preservação ambiental. Precisamos continuar valorizando nossas riquezas naturais como as que temos aqui nesta região. Criando oportunidades e protegendo o meio ambiente e o planeta", afirmou o governador.

O evento reuniu representantes dos onze municípios que compõem a região turística Caparaó e contou com atrações culturais, artesanato e café produzido no local. A programação incluiu a degustação de cafés especiais, exposição e comercialização de artesanatos e produtos do agroturismo. Também foram feitos o plantio de Manacás da Serra e a entrega dos Certificados dos Guardiões do Parque.

"O Parque é um patrimônio muito especial para nosso Estado, que movimenta a cadeia produtiva local, gerando emprego e renda. Um local de exuberância indescritível", destacou a secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro.

O aniversário do Parque foi organizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Prefeitura de Dores do Rio Preto, Consórcio Caparaó, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Espírito Santo, com o apoio dos municípios que compõem a região.

O Parque Nacional do Caparaó é administrado pelo ICMBio e sua área abrange o território do Espírito Santo e Minas Gerais. A portaria capixaba está localizada no Distrito de Pedra Menina, no município de Dores do Rio Preto. O Parque é um dos ícones do montanhismo no Brasil e abriga o terceiro ponto mais alto do País, o Pico da Bandeira, que tem 2.892 metros de altitude.

Mais agendas

Em Dores do Rio Preto, onde fica localizada a portaria capixaba do Parque, em Pedra Menina, o governador Renato Casagrande cumpriu agenda oficial, que incluiu visitas a obras em andamento, além do anúncio de novas entregas para o município. "Aproveitamos nossa visita para anunciar e entregar ações nas áreas de infraestrutura, educação e esporte. Pois entendemos que estar na vida pública só vale a pena se realizarmos ações que mudem de verdade a vida das pessoas. As pessoas podem sentir que o poder público está realizando mudanças em suas vidas e o Governo do Estado tem realizado ações estruturantes nos 78 municípios capixabas", pontuou Casagrande.

Na ocasião, foi assinado um convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal para a aquisição de um caminhão compactador de lixo para execução dos serviços de coleta e transporte de lixo, no valor de R$ 430 mil. A ação faz parte do Programa Espírito Santo Sem Lixão, da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

Para o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente, a entrega do caminhão é uma das ações importantes do programa e reflete o esforço da equipe da Sedurb. "Esta é uma ação de bastante importância para toda população, amplia os serviços, oferecendo mais qualidade de vida de forma sustentável", destacou Marcus Vicente.

Com o veículo novo, o serviço público de coleta de resíduos sólidos será prestado com maior eficiência, garantindo mais agilidade e continuidade dos serviços. Os municípios precisam de apoio para modernizar as suas frotas, e o Governo do Estado, conforme as diretrizes e estratégias do cenário promissor do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS), vem promovendo, principalmente junto aos mais necessitados, a crescente e contínua ampliação dos índices de cobertura da coleta dos Resíduos Sólidos Urbanos, em busca da universalização.

O município de Dores do Rio Preto está localizado ao sul do Estado do Espírito Santo, e possui população de 6.397 habitantes segundo censo do IBGE de 2010, distribuído entre zona urbana e rural. "Justifica-se a aquisição do Caminhão Compactador de Lixo devido ao aumento de resíduos sólidos no município, principalmente pelo crescimento de empreendimentos turísticos que naturalmente trazem mais pessoas para o município", completou Marcus Vicente.

SECOM ES


https://www.portalcaparao.com.br/noticias/visualizar/36490/espirito-santo-tambem-comemora-os-60-anos-do-parque-nacional-do-caparao
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Caparaó
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.