Agentes recebem apoio militar no combate ao desmatamento na Amazônia

Jornal Nacional - https://g1.globo.com/ - 24/11/2018
Agentes recebem apoio militar no combate ao desmatamento na Amazônia
24/11/2018 20h45

Por Jornal Nacional

Jornal Nacional acompanhou uma operação na Floresta Nacional de Itaituba 2, no Pará, estado que mais desmatou no último ano.

Agentes florestais recebem apoio militar no combate ao desmatamento na Amazônia

Números do governo federal mostram o aumento alarmante do desmatamento na Amazônia. Entre agosto de 2017 e julho deste ano, o crescimento foi de quase 14%, o maior dos últimos dez anos. Um dos grandes problemas é a dificuldade de fiscalização. O repórter Fabiano Villela acompanhou uma operação na Floresta Nacional de Itaituba 2, no Pará, o estado que mais desmatou no último ano.

O combate ao desmatamento ilegal na Amazônia virou atividade de alto risco. Para dar mais segurança ao grupo, um helicóptero da Força Aérea dá apoio no reconhecimento da área enquanto os fiscais avançam por terra. Desde o mês passado, quando fiscais do Instituto Chico Mendes sofreram um ataque, as operações passaram a ser acompanhadas pela Força Nacional de Segurança.

Fabiano Villela, repórter que acompanhou a operação, conta que em poucos minutos percorrendo a estrada, que o grupo se deparou com um caminhão carregado de madeira.

Um senhor, que acompanhava o caminhão, diz que não sabe a origem da madeira e que não tem nenhuma documentação de transporte dela. O caminhão foi apreendido.

A equipe seguiu mais cinquenta quilômetros no meio da floresta, até o anoitecer. A estrada termina na beira do rio onde os fiscais encontram uma balsa, que segundo os agentes ambientais, estaria sendo utilizada para transportar caminhões carregados de madeira. A operação volta ao amanhecer, com os fiscais destruindo a embarcação.

Para mapear as áreas desmatadas, os analistas federais do sistema de proteção da Amazônia usam imagens de satélite. O polígono delimitado por uma linha preta, em agosto de 2017, tinha a floresta em pé e preservada. Um ano e meio depois, em outubro de 2018, a imagem mostra que o desmatamento avançou. Os fiscais seguem até o local e confirmam o estrago que o satélite indicava, mas ninguém foi encontrado na região. Só neste ponto, a área desmatada é do tamanho de mais de 300 campos de futebol.

Apenas 22 servidores do Instituto Chico Mendes são responsáveis pela gestão de uma área de 9 milhões de hectares de floresta no Sudoeste do Pará.

O ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, diz que é preciso um conjunto de ações. "Mantendo ação de comando e controle, ação de polícia, e essa ação de polícia ela tem que envolver todo o Governo Federal, com todas as suas representações dos seus órgãos, como está ocorrendo, mas também com os estados e municípios. 70% do desmatamento ocorre em área privada que está sob o domínio dos estados", explica o ministro.

https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2018/11/24/agentes-recebem-apoio-militar-no-combate-ao-desmatamento-na-amazonia.ghtml
Amazônia:Desmatamento

Related Protected Areas:

  • UC Itaituba II
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.