14 Parques Nacionais para aproveitar a natureza do Brasil

Pensamento Verde - http://www.pensamentoverde.com.br - 23/01/2015
As maravilhas naturais, que incluem fauna e flora exuberantes, bem como cachoeiras e rios, colocam o Brasil em posição de destaque mundial quando o assunto é ecoturismo. Atualmente, um dos destinos mais procurados são as áreas de preservação ambiental, criadas pelo governo para evitar a degradação dos ecossistemas.

Esses parques nacionais contam com diversas atrações, como grutas, cachoeiras, poços, rios e cânions. Os animais também são atrativos, já que é possível encontrar diferentes espécies durante o passeio.

Apesar disso, a maioria dos parques nacionais ainda não tem boa estrutura para o visitante, cenário que deve ser revertido pelo Governo Federal. O objetivo é que o turismo nesses parques cresça e se torne comum, como é nos EUA, onde os visitantes anuais passam de 280 milhões.

Conheça, a seguir, os 14 parques nacionais para aproveitar no Brasil.

Parque Nacional do Iguaçu (PR)

Com a maior área de Mata Atlântica do sul do Brasil e formado por um cânion e 275 quedas, o Parque é conhecido mundialmente e mantém a melhor estrutura do Brasil. A passarela de 1,2 quilômetro leva os turistas para uma vista na principal queda, a Garganta do Diabo.

Parque Nacional de Jericoacoara (CE)

Criado em 2002, o Parque abriga duas grandes atrações: a famosa Pedra Furada e a Duna do Pôr do Sol, onde visitantes e locais se encontram no fim da tarde para apreciar a paisagem.

Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE)

Paradisíaco e famoso pelos peixes, moreias, tartarugas e outras espécies marinhas, o Parque cobre 70% do arquipélago mais conhecido do Brasil. Com praias como Leão e Atalaia, além das baías dos Porcos, do Sancho e dos Golfinhos, o local só permite a entrada de 450 visitantes por dia. Além disso, é preciso pagar uma taxa de preservação, de modo a garantir a beleza do parque.

Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA)

Considerada a Disney do ecoturismo, o destino conta com dezenas de trilhas, grutas e cachoeiras. Os amantes de trilhas mais radicais podem, ainda, encarar uma travessia do Vale do Paty, que leva cinco dias, com pernoites em casa de nativos.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA)

Os 155 mil hectares de dunas, rios, lagoas e manguezais chamam a atenção de turistas de todo o mundo. As lagoas de água transparente são famosas, no entanto, é preciso escolher o período certo para ter o melhor cenário e não perder viagem. A dica é ir entre maio e agosto, quando as lagoas já se encheram de água da chuva.

Parque Nacional da Serra da Capivara (PI)

Conhecido pelos sítios arqueológicos - são mais de 1000, sendo que 150 estão abertos ao público -, o parque conta ainda com passarelas que levam às pinturas rupestres gravadas numa parede de 100 metros de altura. Para garantir que a viagem seja proveitosa, programe a visita entre maio e dezembro, época de seca na região.

Parque Nacional da Serra do Cipó (MG)

Os visitantes do parque têm entre as opções de passeios as caminhadas e o mergulho em piscinas naturais de água cristalina. A 100 quilômetros de Belo Horizonte, o local é palco, ainda, de passeios radicais, como o trekking pelo Cânion das Bandeirinhas.

Parque Nacional do Itatiaia (RJ)

Conhecido por ser o primeiro parque nacional do Brasil, o local conta com duas portarias, das quais uma dá acesso somente aos passeios da "parte baixa" do parque, e a outra (Engenheiros Passos) dá acesso à "parte alta", onde estão o Maciço das Prateleiras e Pico das Agulhas Negras.

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO)

A Chapada dos Veadeiros abriga belas cachoeiras e formações rochosas que encantam quem visita. Uma das trilhas disponíveis tem 10 quilômetros e leva à Cachoeira do Garimpão (80 metros), uma das mais conhecidas do Brasil. Há ainda a possibilidade de visitar os Cânions 1 e 2 do Rio Preto, em um trajeto que leva mais de 3 horas.

Parque Nacional de Aparados da Serra (RS/SC)

O parque conta com diversas opções de atrativos, dentre os quais está a trilha do Vértice, que dá vista para as cachoeiras da Andorinha e Véu da Noiva, esta a mais famosa da região.

Parque Nacional Serra da Bocaina (SP)

Para conhecer este parque é importante saber: não é permitida a entrada de veículos. Por isso, contrate um guia para explorá-lo e, também, fazer o trekking de 53 quilômetros da Trilha de Ouro, que leva até Angra dos Reis.

Parque Nacional da Serra da Canastra (MG)

Criado em 1971, os visitantes vão se encantar com as espécies encontradas no local. O parque é habitat de espécies como lobos-guarás, tatus-canastra e tamanduás-bandeira.

Parque Nacional do Caparaó (MG)

De posse do Pico da Bandeira, o terceiro mais alto do Brasil, com 2.892 metros de altitude, o parque atrai turistas aventureiros de todo o mundo. Para as longas caminhadas é recomendável contratar um guia, já que a trilha a partir de Alto Caparaó (MG), por exemplo, pode durar 8 horas.

Parque Nacional da Tijuca (RJ)

Com quatro núcleos: Floresta da Tijuca, Serra da Carioca, Pedra da Gávea e Pretos Forros/Covanca, o parque é considerado um paraíso na selva de pedra. Nele estão concentradas as atrações mais conhecidas do Brasil - e uma das sete maravilhas do mundo -, tais como o Mirante Dona Marta, Vista Chinesa e Cristo Redentor.



http://www.pensamentoverde.com.br/dicas/14-parques-nacionais-para-aproveitar-natureza-brasil/
UC:Parque

Related Protected Areas: